Edição 204 | 13 Novembro 2006

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Envelhecimento bem-sucedido

O envelhecimento populacional é o tema de capa desta edição.

Especialistas de diversas áreas do conhecimento mostram que “envelhecer não é um castigo, mas uma conquista”, como afirma o médico Emílio Moriguchi, coordenador do Centro de Geriatria e Gerontologia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Além dele, também contribuem na discussão do tema, a professora Maria Cristina França, que fala sobre a velhice sob o olhar da antropologia; o gerontólogo Agostinho Both, da Universidade de Passo Fundo; o teólogo Johannes Doll, coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento da UFRGS; a assistente social e professora na Unisinos Sonia Bredemeier, que critica o despreparo da sociedade para enfrentar o envelhecimento; a educadora física Suzana Wolff, que coordena o Programa Pró-Maior da Unisinos; o professor Sergio Antonio Carlos, editor da Revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, publicada pela UFRGS; e a nutricionista Josiane Siviero, professora do Centro Universitário La Salle. A presente edição retoma o tema que já foi debatido na revista IHU On-Line n.º 50, de 1-3-2003.

Luís Susin, frei capuchinho, teólogo renomado, discorre sobre Francisco de Assis, já que o Ciclo de Estudos Idade Média e Cinema exibirá e debaterá, no próximo sábado, o filme Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zefirelli. O Prof. Dr. José Alberto Baldissera comenta o filme.

Buscando entender melhor o Brasil e a Formação Social Sul Rio-Grandense, a Prof.ª Dr.ª Eliane Colussi, vice-reitora da UPF e o Prof. Dr. Mário Maestri apresentam, respectivamente, os livros Coronelismo, enxada e voto de Vitor Nunes Leal e livro Capitania d’el-Rei: aspectos polêmicos da formação rio-grandense, de Moysés Vellinho.

Já a nossa colega jornalista Márcia Junges, que acaba de defender a sua dissertação de mestrado em Filosofia, discorre sobre o tema A crítica de Nietzsche à democracia, que será apresentado no IHU Idéias desta quinta-feira.

O Filme da Semana, só poderia ser Volver. Como afirma Neusa Barbosa, “Almodóvar acerta mais uma vez em cheio no coração feminino, com toda a complexidade e riqueza dos matizes das personalidades das mulheres, compreendendo-as sem julgá-las nem estereotipá-las”. Grande filme. Imperdível!

A todas e todos uma boa semana, um ótimo feriado e uma excelente leitura!

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A redação da IHU On-Line esclarece que a edição 203, de 06-11-2006, Michel Foucault, 80 anos – compreensão e rebeldia foi planejada a partir dessa data alusiva ao nascimento do filósofo. Enquanto estávamos preparando a edição, realizou-se III Colóquio franco-brasileiro de filosofia da educação: Foucault 80 anos, ocorrido de 9 a 11-10-2006 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na elaboração da edição contamos com o apoio e a colaboração de Walter Omar Kohan, da organização do evento promovido pela UERJ, a quem agradecemos.

Últimas edições

  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição
  • Edição 543

    Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

    Ver edição