Edição 204 | 13 Novembro 2006

Terra habitável

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

A editoria Terra habitável reproduz, nesta semana, informações do sítio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre o Brasil. O assunto de maior relevância foi o problema da escassez de água. Para conferir na íntegra, tudo foi publicado nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 10 de novembro.

Falta de esgoto mata 1 criança a cada 19 segundos

A falta de acesso à água e ao saneamento mata uma criança a cada 19 segundos, em decorrência de diarréia, afirma o Relatório de Desenvolvimento Humano 2006. O estudo, intitulado “Além da escassez, poder, pobreza e a crise mundial da água”, também mostra que, no ritmo atual, o mundo não conseguirá cumprir a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que prevê reduzir pela metade, até 2015, a proporção de pessoas que não desfrutam desses recursos.

Estudo mostra situação dos serviços de água no Brasil

O estudo, que esquadrinha a situação dos serviços de água e saneamento em 177 países e analisa o impacto do setor em outros indicadores sociais, aponta projetos brasileiros como exemplos de boas práticas. Entre os destaques estão o sistema de abastecimento de água de Porto Alegre, a estrutura de coleta de esgoto condominial de Brasília e a elaboração do plano de recursos hídricos no Estado do Ceará.

Poluição, o recorde chinês

China conquistará até 2009 o primado nas emissões de gás carbônico. O anúncio foi feito pela Agência Internacional de Tecnologia (AIE). A ultrapassagem chinesa chegará com 10 anos de antecipação com respeito às previsões precedentes. A AIE elenca as conseqüências: “Graves deficiências nos refornecimentos energéticos”, um “choque sobre os preços” e. enfim, “amplificação na mudança climática global”. 

Brasil melhora IDH, mas cai no ranking

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil melhorou entre 2003 e 2004, mas o país recuou uma posição no ranking mundial de desenvolvimento humano — caiu de 68º para 69º numa lista de 177 países e territórios, aponta o Relatório de Desenvolvimento Humano 2006, divulgado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Mudanças climáticas e os pobres no mundo

As mudanças climáticas afetam cada vez mais os pobres no mundo. O continente mais afetado será a África, onde a desertificação continua a avançar. As Nações Unidas calculam que há 135 milhões de potenciais prófugos ambientais e 3,4 bilhões de pessoas vivem em áreas expostas a um risco ambiental significativo.


 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição