Inspirado na poesia e na mística sufi, o professor e poeta Marco Lucchesi concedeu a entrevista que segue à IHU On-Line por e-mail, falando sobre a importância e a contribuição de Rûmî e sua obra poética.

“O amor é a matriz geradora de todo o pensamento poético-místico de Rûmî”, afirma Mario Werneck em entrevista concedida por e-mail para a IHU On-Line.

“Para Rûmî o intelecto, ou seja, a razão de filósofos e doutores da lei, é um instrumento imperfeito de conhecimento. Somente o conhecimento do coração abre as portas ao mistério de Deus.” A afirmação é de Carlo Saccone, da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Padova, da Itália.

Ao se referir à poesia de Rûmî, o professor William Chittick, especialista no pensamento sufi e em filosofia e literatura islâmica, descreve: “Sua linguagem é bela, sua imaginação é cativante, suas similitudes e analogias inspiram amor; quando sua poesia é bem recitada ou cantada em persa, ela é tão bela que embriaga os ouvintes. De vez em quando, a beleza da alma de Rûmî brilha através de sua poesia e de seus ensinamentos, e é isso que ateia fogo nos corações do povo”. O professor fez essa e outras afirmações na entrevista exclusiva que concedeu por e-mail para a IHU On-Line, onde também relacionou a crença muçulmana em Deus com o poeta que inspira a  matéria de capa desta edição.  No entanto, para Chittick, um dos problemas é que “Rûmî é geralmente percebido como alguém que apareceu na história apesar do Islã, e não por causa dele. Enquanto ele não for recolocado em seu contexto histórico e cultural, as pessoas continuarão a lê-lo como outra voz excepcional de generosidade, uma singularidade na história islâmica”.

Ao ler as poesias de Rûmî, Beatriz Machado diz que para os místicos “a leitura provoca experiências interiores, geralmente num nível desconhecido para o não místico”. Para um leitor fiel, explica ela, as poesias desvendam coisas antes nunca reveladas. A obra do poeta persa pode servir como um guia de ensinamento espiritual, em diversos níveis. “Do ponto de vista da técnica pedagógica mística, trata-se de uma obra incomparável”.