“A variedade das práticas e das pesquisas demonstram que Paulo Freire não está sendo repetido ou copiado, mas sim recriado, com inteligência e imaginação”, disse o Prof. Dr. Balduíno Andreola à IHU On-Line, na entrevista a seguir, concedida com exclusividade, na última semana, por e-mail.
“Freire é um grande filósofo da educação, da filosofia aplicada à educação, que reflete criticamente acerca da práxis educativa e visa dar-lhe suporte filosófico.” A afirmação é do Prof. Dr. Gilberto Kronbauer, docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e no PPG em Educação do Centro Universitário La Salle (Unilasalle).
Para o filósofo Gomercindo Ghiggi, docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), os Fóruns Estudos: Leituras de Paulo Freire reúnem “diversos pedacinhos, vários fragmentos e pessoas que refletem e atuam no mundo também a partir de referências políticas e pedagógicas de Freire”. Segundo ele, os temas discutidos por Paulo Freire “expressam as urgências do nosso tempo” e destaca que seu texto “fala do presente, aprendendo com o passado, divisando o futuro na forma de utopia”. As idéias podem ser conferidas na íntegra a seguir, na entrevista exclusiva, concedida por e-mail à IHU On-Line.
Para a pedagoga brasileira Ana Maria Saul, Paulo Freire “sempre tinha algo novo a propor”. A professora destaca que seu objetivo era a construção de uma escola pública, popular e democrática. No entanto, ela ressalta que o educador sempre enfatizou que, para ocorrerem mudanças, “era fundamental que a escola quisesse mudar a sua cara”. As declarações fazem parte do artigo a seguir, exclusivo, enviado por e-mail para a IHU On-Line.
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