Edição 547 | 05 Abril 2021

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística - Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A revista IHU On-Line retoma sua publicação periódica com um número dedicado a Clarice Lispector, fazendo memória aos mais de 100 anos do nascimento da escritora, completados em 10 de dezembro de 2020. A escritora morreu um dia antes de completar 57 anos em decorrência de um câncer. A edição conta com a curadoria de convidados e a colaboração do Prof. Dr. Faustino Teixeira, que também é o coordenador do evento Curso Livre Clarice Lispector: todas as crônicas, entre outros.

É, justamente, Faustino Teixeira, professor convidado da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, onde foi professor titular até 2017, que discute os caminhos enigmáticos da mística na literatura clariciana.

Eduardo Guerreiro Losso, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, apresenta uma abordagem da dimensão mística na cultura, buscando entender suas complexidades para além do reducionismo, não raras vezes, pobre de uma espiritualidade vulgarizada.

Para o professor Evando Nascimento, da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, a literatura de Clarice Lispector traz à baila temas sobre os quais a tradição europeia acabou negligenciando um debate mais profundo, dentre eles a relação entre o humano e o não humano.

Yudith Rosenbaum, psicóloga e professora na Universidade de São Paulo - USP, propõe uma leitura crítica a partir da psicanálise sobre a literatura clariciana e mostra como seus textos nos convidam a pensar em nós mesmos como outros.

Por fim, Maria Clara Bingemer, professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, discute e analisa os encontros com Deus e com a espiritualidade expressos nas obras de Clarice Lispector.

A edição ainda apresenta a publicação no Cadernos de Teologia Pública de Michael G. Lawler e Todd A. Salzman, sobre O Papa Francisco, a Igreja e a ética teológica. Alguma coisa mudou?; e a publicação do Cadernos IHU ideias de José Dalvo Santiago da Cruz intitulada Os Direitos Humanos como parâmetro para as democracias contemporâneas: o caso brasileiro

A imagem da capa é uma ilustração de Anna Cunha, cedida gratuitamente ao IHU.

A todas e a todos desejamos uma boa leitura!


 

Últimas edições

  • Edição 547

    Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

    Ver edição
  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição