Os desafios de colocar em prática a pedagogia inaciana, em pleno século XXI, e seus inúmeros suportes tecnológicos são analisados pela filósofa Cecília Osowski

A história do curso de Pedagogia da Unisinos foi e é escrita por muitos pesquisadores que, das mais diversas formas, contribuíram para sua consolidação e sucesso. Para rememorar aspectos dessa trajetória, a IHU On-Line convidou alguns desses educadores a darem breves depoimentos. Confira.

Autor do livro Para entender - Princípio da igualdade (São Leopoldo: Editora Sinodal, 2008) reconhece que vivemos num mundo onde a pessoa tem sonegados os itens básicos para viver com dignidade. Obra foi lançada no último dia 7 de novembro, durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.  

Josias da Costa faz uma análise da contribuição de Jürgen Moltmann para a teologia do século XXI e lembra que, para o renomado teólogo alemão, “celebrar a vida é celebrar a Deus”. Josias ainda afirma: “o pensamento teológico de Jürgen Moltmann é importante, entre outros motivos, por causa da abrangência temática (política, ecológica, étnica, gênero, ética etc.), por ser uma teologia que tem preocupação com a vida integral (humana e não humana) e principalmente por fazer teologia não apenas com a razão, mas também com o coração, com a alma”.

Fonte de inspiração para teólogas e teólogos, as pinturas de Frida Kahlo impulsionaram a obra Re-leituras de Frida Kahlo: Por uma estética da diversidade machucada (Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2008) organizada pela professora Edla Eggert. Em busca de novo olhar sobre as pinturas da artista, Edla diz que o livro “apresenta olhares curiosos de uma teologia que se faz pelas bordas que acumulam experiências de dor, marginalidades, e muitas possibilidades de fazer outras hermenêuticas criativas com o que temos de melhor na América Latina: artistas do cotidiano, nós mesmas!”.