Lilia Sebastiani analisa como as interpretações das escrituras sobre Madalena vão transformando a personagem e dificultando a compreensão plena do anúncio feito por ela

“Duas vezes a tradição popular encobriu as características pessoais a Maria Madalena, confundindo-a primeiro com uma prostituta - daqui, todas as representações "carnais" da santa na história da arte - e, em seguida, com a mais pura Maria de Betânia. Enquanto isso, porém, Maria Madalena chegou, de fato, em Jerusalém, na sequela de Jesus, para viver com ele e os discípulos, suas últimas horas trágicas. Todos os evangelistas, na verdade, concordam em registrar sua presença no momento da crucificação e do sepultamento de Cristo”, analisa o cardeal Ravasi.

Elizabeth Johnson destaca que os relatos bíblicos foram organizados de homens para homens. Mudar essa perspectiva é valorizar as mulheres da Igreja primitiva e inspirar as mulheres de hoje

Wanda Deifelt destaca a importâncias das mulheres no cristianismo primitivo e analisa como, ao longo dos anos, vem-se tentando apagar essa perspectiva. Para ela, Madalena é icônica para observar esses movimentos

Confira alguns textos já publicados no sítio do Instituto Humanitas Unisinsos – IHU sobre Maria Madalena.