Edição 540 | 02 Setembro 2019

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Tudo é possível? Uma ética para a civilização tecnológica

Edição 371 – Ano XI – 29-8-2011

 

Há 32 anos era lançada uma obra fundamental para a filosofia, cuja abordagem é das mais atuais e inquietantes: O princípio responsabilidade, de Hans Jonas (1903-1993). Inspirada pela importância desse escrito, a IHU On-Line entrevistou pesquisadores sobre o legado jonasiano.

Evolução consciente. Qual é o futuro da humanidade?

Edição 448 – Ano XIV – 28-7-2014

Ainda nas primeiras décadas do século XX, o jesuíta e paleontólogo Teilhard de Chardin vislumbrava a formação da noosfera — uma esfera de pensamento que envolveria a Terra, criada a partir da consciência dos processos evolutivos em nível biológico, tecnológico e espiritual.

Hoje, em uma época em que a internet, as redes sociais e as economias globalizadas permitem o surgimento de uma sociedade interconectada, talvez estejamos mais próximos do que nunca de atingir tal consciência. A revista IHU On-Line debate o tema com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento.

O ECOmenismo de Laudato Si’. Da Crise Ecológica à Ecologia Integral

 

Edição 469 – Ano XV – 03-8-2015

Frente ao paradigma tecnocrático dominante, a Carta Encíclica do Papa Francisco Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum, coloca em causa o lugar do ser humano na contemporaneidade. O texto se inscreve no contexto da realização da 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 21, realizada em Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015.

Essa edição da IHU On-Line debate o documento pontifício no contexto das mudanças climáticas que desafiam o cuidado da casa comum. Participam do debate pesquisadoras e pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição