Edição 348 | 25 Outubro 2010

Missão jesuítica, uma experiência de contato

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Patricia Fachin | Tradução Moisés Sbardelotto

Para Bartomeu Melià, as reduções jesuíticas foram uma colônia espanhola sem colonos, ou, nas palavras de Voltaire, um “triunfo da humanidade”

“A missão é uma experiência de contato”, com a finalidade de contar a “história de Jesus”, resume Bartomeu Melià, à IHU On-Line, por e-mail. Há 40 anos, o jesuíta convive com os guarani e dedica-se ao estudo dessa cultura milenar. A partir desta experiência missioneira, ele é categórico ao avaliar as semelhanças e diferenças entre a cosmologia indígena e a religião cristã: “A religião católica ainda está muito dominada pela hierarquia e pelo poder de uns sobre os outros. A diferença própria dos carismas se faz notar, sobretudo, no exercício do poder doutrinal e administrativo, o que leva a grandes desigualdades entre os que têm a mesma fé e a mesma esperança.” Para ele, a religião guarani “é mais igualitária (...) homens e mulheres, podem receber a inspiração divina, e de fato a grande maioria deles a recebe”.

Melià é o conferencista da noite do dia 26-10-2010, do XII Simpósio Internacional IHU – A Experiência Missioneira: território, cultura e identidade. Às 20h, ele abordará o tema A cosmologia indígena e a religião cristã: encontros e desencontros.

Melià é pesquisador do Centro de Estudos Paraguaios Antonio Guasch e do Instituto de Estudos Humanísticos e Filosóficos. Sempre se dedicou ao estudo da língua guarani e à cultura paraguaia. Doutor em Ciências Religiosas pela Universidade de Estrasburgo, conviveu com os indígenas Guarani, Kaigangue e Enawené-nawé, no Paraguai e no Brasil. É membro da Comissão Nacional de Bilinguismo, da Academia Paraguaia da Língua Espanhola e da Academia Paraguaia de História. Entre suas publicações, citamos El don, la venganza y otras formas de economía (Assunção: Cepag, 2004).

Confira a entrevista.

IHU On-Line – Como descrever a experiência missioneira no Paraguai, especialmente no que se refere à religião entre os supostos feiticeiros guaranis e os sacerdotes jesuítas?

Bartomeu Melià – A missão é uma experiência de contato. Nesse caso, é o missionário que vai ao encontro do outro, com a finalidade de fazer com que esse outro conheça uma nova história da qual ainda não ouviu nada: a história de Jesus. Isso que parece tão simples supõe muitas condições e contextos. É preciso comunicar-se, e essa comunicação tem que se relativamente duradoura. Os primeiros jesuítas do Paraguai, em 1588, começaram com breves e superficiais missões itinerantes. O resultado foi um fracasso.

Só em 1610 – estamos celebrando o IV centenário –, os jesuítas começaram a missão por redução. O padre Antonio Ruiz de Montoya  expressou claramente: “Chamamos reduções os povos de índios que, vivendo à sua antiga usança (…), separados, (…), a diligência dos Padres os reduziu a populações grandes e à vida política e humana”.
Os guarani são, até hoje, especialmente religiosos, e não é de se estranhar a grande quantidade de conflitos que houve entre os chamados guarani e os sacerdotes jesuítas. Uma verdadeira guerra de messias, uns mantendo a religião tradicional, outros propondo uma nova linguagem e prática religiosa. A morte do hoje santo mártir Roque González de Santa Cruz  se deve a um choque entre duas religiões e dois modos de ser.

IHU On-Line – Que aspectos favoreceram o processo de conversão dos guarani ao cristianismo? O temor da escravidão e da morte foram fundamentais?

Bartomeu Melià – Na realidade, as missões jesuíticas do Paraguai começam no pleno processo colonial, quando o sistema da encomenda, que consistia em entregar um determinado número de índios a um colono espanhol, para que lhe servissem por vários meses por ano, em troca de proteção, “civilização” e cristianização, já estava produzindo estragos no modo de viver dos guarani, em seus costumes e em sua saúde. A encomenda, na realidade, era um “cativeiro dissimulado”. Desde o início do século XVII, os bandeirantes de São Paulo também iam penetrando na província do Paraguai, levando os índios como cativos para vendê-los nos engenhos de açúcar do Rio de Janeiro. Muitos já morriam pelo caminho.

As missões se apresentaram como lugares de proteção, e os jesuítas assumiram decididamente a defesa dos guarani, conseguindo inclusive da Coroa espanhola, em 1640, o direito de utilizar armas de fogo para sua defesa. Antes dessa data, no entanto, muitos povos ou reduções foram destruídos, tiveram que ser abandonados e relocalizados em outros lugares. Com o tempo, nos 30 povos, chegou-se, em 1732, a uma população de 141.182 pessoas.

Os guarani conheceram e apreciaram essa segurança, que se tornou mais efetiva com o passar os anos. A vida nos povos das Missões chegou a constituir um novo modo de ser que os guarani sentiram como próprio e diferente dos colonos espanhóis. Na realidade, as missões, povos ou reduções guarani jesuíticas foram uma colônia espanhola sem colonos. Para Voltaire , “le triomphe de l’humanité”.

IHU On-Line – Quais são as diferenças entre os índios pré-cristãos e os pós-cristãos?

Bartomeu Melià – Os jesuítas consideraram que três formas da vida e da cultura guaranis deviam ser proscritas para os cristãos: a nudez, a poligamia e a antropofagia. De fato, os guarani abandonaram-nas tão rapidamente que se pode supor que não as consideravam tão essenciais. Foi mantida a língua guarani, o sistema econômico da reciprocidade sem mercado nem moeda dentro dos povos e a agricultura tradicional, que foi incentivada. Foi novidade a urbanização, com edifícios monumentais como as igrejas, os colégios onde estavam os padres e as oficinas e escritórios, a criação das vacarias, o exército com armas de fogo.
A religião tradicional com seus cantos e danças, conduzida e animada pelos xamãs, que eram chamados de feiticeiros pelos padres, foi substituída pela liturgia cristã, centrada na missa à qual se acudia mais de uma vez por semana, celebrada solenemente com cantos e música em templos rica e artisticamente guarnecidos com pinturas e imagens barrocas, próprias da época.
A grande praça do povo, nos domingos e festas, era cenário de diversas representações dramáticas, desde autos sacramentais até óperas, assim como diversos jogos e simulacros de lutas. Quando, na Europa, ainda não era conhecido, já se jogava entre os guarani com bolas de borracha e com o pé. Isto é, foot-ball, como relatam com detalhes, mas sem dar as regras do jogo, os padres José Cardiel e Josep Manuel Peramàs.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição