Edição 281 | 10 Novembro 2008

IHU Online

Os desafios da Escola, hoje. 50 anos do Curso de Pedagogia da Unisinos

Há 50 anos, era criado, na Unisinos, o curso de Pedagogia. Para comemorar esse cinqüentenário, a IHU On-Line desta semana procura descrever os desafios da educação no Brasil e as características de algumas correntes pedagógicas que marcaram os últimos cinqüenta anos, como Piaget, Vygotsky, Montessori. Reflexões sobre a educação a partir de autores como Michel Foucault e Pierre Bourdieu também compõem esta edição.

Assim, contribuem, nesta edição, Euclides Redin, por longos anos professor e pesquisador na Unisinos; Fernando Becker, professor e pesquisador na UFRGS; Esther Grossi, fundadora do Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa); Dirléia Fanfa Sarmento, pesquisadora do Centro Universitário La Salle; a psicóloga Marli Möller Nedel; Solon Viola, professor na Unisinos; Alfredo Veiga-Neto, professor da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFRGS; e Acacia Kuenzer, da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Os educadores Cecília Osowski e Danilo Streck, ambos da Unisinos, complementam o debate.

Esta edição deve ser complementada com a leitura da revista IHU On-Line nº 223, 11-06-2007, cujo título é Paulo Freire. Pedagogo da Esperança.

Associando-se às comemorações dos 50 anos do Curso de Pedagogia da Unisinos, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, promove, no dia 18-11-2008, o lançamento do Dicionário Paulo Freire, organizado pelos professores Danilo Streck, professor e pesquisador do PPG em Educação da Unisinos, Jaime Zitkoski, professor da UFRGS, e Euclides Redin, supracitado.

Repercutindo a recente visita de Jürgen Moltmann, “o maior teólogo cristão vivo”, esta edição entrevistou Josias da Costa Junior, professor do Centro Universitário Metodista Bennett, do Rio de Janeiro. Ele descreve as principais características do trabalho teológico deste importante teólogo.

Por sua vez, Wilson Engelmann, professor na Unisinos, fala sobre o seu livro, lançado na semana passada na Feira do Livro de Porto Alegre, Para entender - Princípio da igualdade, e Edla Eggert, professora e pesquisadora do PPG em Educação da Unisinos, apresenta Re-leituras de Frida Kahlo: Por uma estética da diversidade machucada, livro por ela organizado e que será lançado nesta semana, na mesma feira.

Mandela – A luta pela liberdade, de Bille August, é o filme da semana. Segundo Luiz Zanin Oricchio, crítico de cinema, trata-se de “uma história de luta, emocionante e adulta”.

Poemas inéditos do mineiro Ricardo Pedrosa Alves completam a edição.

A todas e todos, uma ótima leitura e uma excelente semana!