Compreensão cristã do ser humano e suas bases de convivência social marcam a Segunda Escolástica, que vai de 1500 a 1800, assinala o filósofo Alfredo Storck. Através dos jesuítas, essa corrente de pensamento filosófico influenciou decisivamente na formação das universidades brasileiras
Jacqueline Hamesse acentua a importância do estudo da filosofia escolástica na América Latina, e lamenta por essa ter sido considerada, durante muito tempo, como colonial e “importada” pelos jesuítas
A origem, a fundamentação e a atualidade do conceito de “direito das gentes” são analisadas pela filósofa portuguesa Paula Oliveira e Silva. Forte racionalidade e aposta na capacidade humana de conhecer a realidade e mundo que a circunda são algumas de suas características
Há um nexo indiscutível entre a filosofia do filósofo nominalista com o pensamento desenvolvido pela Escolástica, analisa Alessandro Ghisalberti. Ideias ockhamianas chegam até a modernidade, em Kant e em sua filosofia moral
Não é possível falar num fim delimitado da escolástica, senão num modelo paulatino deste modelo. A concepção de domínio tem posição central na teoria de direitos individuais e políticos, afirma Jorge Alejandro Tellkamp
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