A comunicação alternativa tem sofrido mudanças circunstanciais no Brasil desde o início dos anos 1980, quando o vídeo popular começou a ser difundido entre os movimentos sociais.
“Deve-se ‘descolonizar’ o ‘sujeito’ nas mãos dos que atribuem a si a capacidade de compreensão do mundo, daqueles que brincam de ‘descolados’ ao som de esconder sua fragilidade argumentativa sobre o presente”. A colocação é do historiador Carlos A. Gadea, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos e pesquisador do CNPq, em artigo inédito enviado à IHU On-Line. No momento, ele está realizando pós-doutorado no Center for Latin American Studies, na Universidade de Miami. Gadea cursou mestrado e doutorado em sociologia política na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC com a tese Teorias e paisagens da pós-modernidade. Cultura, política e sociabilidade na América Latina (Itajaí: Univali, 2007).
Confira o artigo.
Círculo althusseriano apontava Spinoza como o pioneiro no criticismo ao status quo, afirma Mariana de Gainza. A pesquisadora examina, ainda, o conceito de filosofia materialista do infinito positivo, numa “disputa” com Hegel e a metafísica idealista clássica
A questão fundamental para Spinoza era a busca por uma vida moral plena, destaca Lia Levy. Descartes exerceu uma influência indiscutível, embora ambos tenham interesses filosóficos distintos
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