Edição 220 | 21 Mai 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicadas nas Notícias Diárias do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

'Ratzinger é um intelectual. Mas se você joga esse catolicismo mais cioso de lei e ordem num clero que tem pouca formação teórica, o risco é de virar moralismo'
Antônio Flávio Pierucci

Confira nas Notícias Diárias do dia 14-05-2007
Segundo o professor de sociologia da USP Flávio Pierucci, o Papa veio ao Brasil para exigir mais disciplina dos fiéis e mais trabalho dos bispos e padres. Segundo ele, um dos motivos que tem levado a igreja a perder fiéis para os evangélicos, é o fato de eles trabalharem mais. A entrevista foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, no dia 14-05-2007.

Tempo que resta
Rubens Ricupero

Confira nas Notícias Diárias do dia 14-05-2007
De acordo com Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Faap, restam apenas oito anos para tentar salvar o planeta. O professor ressalta que, caso as emissões de gás carbônico não diminuam, o Brasil será um dos países mais prejudicados, perdendo quase toda a floresta e boa parte da biodiversidade. O artigo foi publicado no jornal Folha de S. Paulo, no dia 15-05-2007.

Sobre fé e ciência e o derrotismo da razão moderna
Jürgen Habermas

Confira nas Notícias Diárias do dia 15-05-2007
Professor emérito na Baviera, Habermas comenta o discurso de Bento XVI, em Regensburg, em setembro de 2006, O artigo foi publicado na revista Neue Zürcher Zeitung, em 10-02- 2007.

Habermas - Ratzinger. Aliados contra o 'derrotismo' da razão moderna
Cardeal CamilloRuini

Confira nas Notícias Diárias do dia 15-05-2007
O cardeal italiano discute o discurso de Jürgen Habermas e as posições de Ratzinger.

Metafísica ou pós-metafísica? A propósito do diálogo entre razão secular e razão religiosa
Vittorio Possenti

Confira nas Notícias Diárias do dia 15-05-2007
Vittorino Possenti, filósofo italiano, ao comentar o artigo de Jürgen Habermas, afirma que é difícil dizer se o pensamento secular estaria direcionado à linha pós-metafísica. Para ele, o novo pacto entre fé e razão, se for colocado no sulco de uma des-helenização, não ocorrerá de maneira satisfatória.

Um outro mundo é possível
Jacques Bouveresse

Confira nas Notícias Diárias do dia 15-05-2007
Para o filósofo Jacques Bouveresse, existe atualmente um declínio da fé religiosa. Segundo ele, a religião da divindade está perdendo espaço para a religião da humanidade. Esse é o tema do seu novo livro "Peut-on ne pas croire? Sur la vérité, la croyance et la foi" (Podemos Não Crer? Sobre a Verdade, a Crença e a Fé, ed. Agone). Uma entrevista com o filósofo foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, no dia 15-05-2007.

Uma nova agenda para a V Conferência
Leonardo Boff

Confira nas Notícias Diárias do dia 16-05-2007
Para o teólogo Leonardo Boff, a prioridade na V Conferência do Conselho episcopal latino-americana (Celam), em Aparecida, não deverá ser a discussão de como será a evangelização da Igreja na América Latina e sim como todas as Igrejas podem ajudar a Terra a ser benevolente para com a vida. O artigo foi publicado na agência italiana Adista, em 14-05-2007.

A batalha dos biocombustíveis
Gaëlle Dupont

Confira nas Notícias Diárias do dia 16-05-2007
Gaëlle Dupont adverte que os biocombustíveis, diferente do que se pensava, podem causar danos ao meio-ambiente. Engenheiros agrônomos temem que sejam criadas as condições para uma exploração desenfreada da terra. O artigo foi publicado no jornal Le Monde, no dia 15-05-2007.

'Nada como um dia após o outro'
Gustavo Franco

Confira nas Notícias Diárias do dia 16-05-2007
Depois de ser criticado no governo Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, diz que o efeito da valorização do real está se repetindo, quase que da mesma maneira, no governo Lula. A entrevista é do jornal Folha de S. Paulo, publicada em 16-05-2007.

'Essa trajetória de valorização do real é uma condenação'
Paulo Francini

Confira nas Notícias Diárias do dia 16-05-2007
Para o diretor do departamento de Economia da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini, o processo de desindustrialização no país está se agravando, em entrevista ao jornal Zero Hora, no dia 16-05-2007.

'Esse câmbio é um desastre para a economia'
Luiz Carlos Bresser-Pereira

Confira nas Notícias Diárias do dia 16-05-2007
O Brasil sofre da doença holandesa, segundo o ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira. Para ele, uma taxa de câmbio com a apresentada nos últimos dias é um desastre para qualquer economia, pois impede o desenvolvimento. A entrevista foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, em 16-05-2007.

'Para entender a CLT é necessário fazer uma prospecção histórica na política do Rio Grande do Sul'
Alfredo Bosi

Confira nas Notícias Diárias do dia 17-05-2007
Um dos maiores críticos literários brasileiros e professor de Literatura Brasileira na USP, Alfredo Bosi afirma que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem duas raízes que se encontram no Partido Republicano Rio-Grandense (PRR).A entrevista é da Revista Brasil, edição número 12, de maio de 2007.

'O decrescimento é uma questão de consciência'
Jacques Grinevald

Confira nas Notícias Diárias do dia 17-05-2007
Para o filósofo Jacques Grinevald, os chamados automóveis “verdes” não conseguirão resolver os problemas do planeta. Segundo ele, a indústria automobilística está omissa a dois dos grandes problemas do planeta: a mudança climática e a penúria do petróleo. A entrevista foi publicada no sítio swissinfo, em 08-03-2007.

Os 'mistérios' da nanotecnologia
Pablo Arnal

Confira nas Notícias Diárias do dia 17-05-2007
De acordo com o químico e pesquisador do Instituto Max Planck, da Alemanha, a nanotecnologia descobriu que as propriedades de determinados matérias podem mudar dependendo do seu tamanho. O artigo foi publicado no jornal Pagina/12, em 12-05-2007.

'Primeiro é preciso se ocupar dos que não podem consumir e depois dos que consomem em excesso',
Susan George

Confira nas Notícias Diárias do dia 17-05-2007
Susan George, uma das ativistas mais importantes do movimento anti-globalização e vice-presidente da ATTAC, afirma que a globalização neoliberal cria desigualdades enormes ao concentrar riquezas e poder na mão de poucas pessoas. Susan George concedeu uma entrevista ao jornal El País em 16-05-2007.

Paradoxo sindical
Marcio Pochmann

Confira nas Notícias Diárias do dia 17-05-2007
De acordo com o economista Marcio Pochmann, a sindicalização que tem crescido no País desde 199 é a do trabalhador rural. O artigo foi publicado no jornal Valor, em 17-05-2007.

Prostituição, drogas e crime seguem rota do etanol
Maria Inês Nassif

Confira nas Notícias Diárias do dia 17-05-2007
Para a editora de opinião do jornal Valor, Maria Inês Nassif, o etanol não é uma solução econômica e tão pouco ecológica. O artigo foi publicado no dia 17-05-2007.

Últimas edições

  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição