Edição 220 | 21 Mai 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line disponíveis nas Notícias Diárias do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Novas e velhas solidariedades
Pedro Hespanha

Confira nas Notícias Diárias do dia 14-05-2007
De acordo com o professor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Pedro Hespanha, a desigualdade tem aumentado globalmente. Isso ocorre, segundo ele, porque as comunidades perderam “as raízes”, criando assim um problema de individualismo.

Comunicação digital. Poros, pesquisa e desafios
Massimo Canevacci
Confira nas Notícias Diárias do dia 15-05-2007
Para o antropólogo italiano Massimo Canevacci, na cultura digital não é possível existir “nós” e sim “eus”. Isso, porque, segundo ele, cada indivíduo pode desenvolver-se no interior da própria subjetividade. Segundo ele, essa mudança significa fazer uma transformação profunda de pluralizar de uma maneira lógica o cotidiano.

Transformações no emprego industrial
Tiago Oliveira

Confira nas Notícias Diárias do dia 16-05-2007
Tiago Oliveira, mestre em Economia Social e do Trabalho pela Unicamp, analisou o desenvolvimento das grandes empresas na indústria brasileira, comparando as transformações com a indústria mundial. Segundo ele, entre 2003 e 2004, a empresa aumentou o emprego formal em 18%, enquanto as médias aumentaram em cerca de 9% e as pequenas 8%.

'O homem contemporâneo não sabe o que é desejar, só sabe o que é consumir'
Jean Pierre Lebrun

Confira nas Notícias Diárias do dia 17-05-2007
Jean Pierre Lebrun afirma que o homem foi engolido pelo consumo e que não sabe mais o que é desejar. Segundo ele, os indivíduos da sociedade atual não se engajam verdadeiramente uns com os outros e tornam-se jovens adultos de uma forma muito precoce e forçada, continuando a serem sempre crianças e agindo como tais.

BNDES e o desenvolvimento econômico brasileiro
Alexandre Lima
Confira nas Notícias Diárias do dia 18-05-2007
Depois de 55 anos da criação do BNDS, o economista Alexandre Lima diz que há expectativa de um processo de desenvolvimento alinhado e um foco no crescimento.  No entanto, ele afirma que não percebe, atualmente, a retomada da industrialização econômica no país.

Indymedia. A rede anticapitalista
Rodrigo Ponce e André Takahashi

Confira nas Notícias Diárias do dia 19-05-2007
Rodrigo Ponce é estudante de filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e André Takahashi é sociólogo. Ambos são militantes anti-globalização e participam da maior rede mundial anticapitalista, o Indymedia, no Brasil mais conhecida como CMI (Centro de Mídia Independente). Em entrevista à IHU On-Line, eles falam sobre o surgimento do Indymedia, dos seus princípios, de como se organiza e funciona no mundo e no Brasil.