Edição 219 | 14 Mai 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicadas nas Notícias Diárias do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Bento XVI, crítico da cultura
Leonardo Boff

Confira nas Notícias Diárias do dia 08-05-2007
Em artigo enviado à IHU On-Line, Leonardo Boff diz que a visão de Joseph Ratzinger em relação ao mundo e à Igreja é baseado a partir da cultura Européia, não percebendo, então, o mundo pela ótica dos pobres e oprimidos. Boff destacou ainda que, para Bento XVI, sem que haja a mediação da Igreja, os “valores culturais não valem o suficiente para salvarem o ser humano e a sua história”.

'Igreja tem estrutura voltada para um país rural'
D. Demétrio Valentini

Confira nas Notícias Diárias do dia 08-05-2007
D. Demétrio Valentini, bispo de Jales, SP, afirma a igreja católica está perdendo fiéis porque demorou muito a se dar conta dos problemas a sua volta. Ele a define como “pesada” e sem agilidade para sintonizar com novos contextos, o que distancia os padres do povo. A entrevista é do jornal Valor, publicada no dia 08-05-2007.

As CEBs: 'movimentos sociais que só promovem invasões e fazem baderna, nada mais'
D. Aldo di Cillo Pagotto

Confira nas Notícias Diárias do dia 08-05-2007
O Arcebispo da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, se auto-define como alguém que diz o que pensa. Em entrevista ao jornal Valor, no dia 08-05-2007, afirma que para a Igreja Católica conseguir se revitalizar é necessário que ela fale “para todos os segmentos”.

Místico e racional
Ettore Masina

Confira nas Notícias Diárias do dia 09-05-2007
O vaticanista e escritor italiano Ettore Masina, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, no dia 09-05-2007, afirmou que a solidão e o conservadorismo de Ratzinger o afastaram da compreensão da Igreja na América Latina.

'Na política ser gay dá votos, lésbica não'
Beatriz Gimeno

Confira nas Notícias Diárias do dia 09-05-2007
Ex-presidente da Federação Estatal das Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (Felgt), Beatriz Gimeno disse que embora tenha conseguido, durante seu mandato, mudanças legais em relação aos direitos do grupo, afirma que para isso se tornar de fato real é necessária uma mudança cultural.

A entrevista do Bento XVI
Confira nas Notícias Diárias do dia 10-05-2007
Enquanto viajava para chegar ao Brasil, Bento XVI concedeu uma entrevista, na qual condenou o aborto e criticou a Teologia da Libertação. O Papa disse também que os integrantes da igreja devem ser mais dinâmicos e missionários para responder a “sede” que a população tem por Deus. 

Aborto. A Igreja quer constranger o governo Lula  
Janio de Freitas

Confira nas Notícias Diárias do dia 10-05-2007
O jornalista Janio Freitas, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, no dia 10-05-2007, avalia que, com a visita do Papa, o alto clero católico está tentando pressionar o governo para que de alguma maneira ele se comprometa contra a legalização do aborto.

Aborto. 'Esse é um assunto da sociedade, não do governo'
José Reinaldo de Lima Lopes

Confira nas Notícias Diárias do dia 10-05-2007
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o professor de Teoria e História do Direito na Universidade de São Paulo e da Fundação Getulio Vargas, José Reinaldo de Lima Lopes, afirma que o debate sobre o aborto está mal colocado pelas instituições. E adverte que essa discussão deve acontecer entre a sociedade e não apenas em grupos representados pelo governo e pela Igreja.

Igreja progressista na clandestinidade
Maria Inês Nassif

Confira nas Notícias Diárias do dia 10-05-2007
A editora de Opinião do jornal Valor Maria Inês Nassif, em artigo publicado no dia 10-05-2007, diz que Joseph Ratzinger contribui na política do Vaticano para esvaziar a Teologia da Libertação. E afirma que se Madre Cristina estivesse viva, ela incentivaria os adeptos da Teologia da Libertação a permanecerem na Igreja, à esquerda da ordem instituída.

A resistência a Ratzinger
Luiz Felipe Pondé

Confira nas Notícias Diárias do dia 10-05-2007
O filósofo e professor da PUC-SP e da Faap, Luiz Felipe Pondé, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, no dia 10-05-2007, questiona a visita do Papa ao Brasil. Para o professor, Ratzinger quer manter a sociedade acordada, por isso ele fala não apenas para católicos, mas para toda a humanidade.

'O papa não se faz amável'
Leonardo Boff

Confira nas Notícias Diárias do dia 10-05-2007
Teórico de destaque da Teologia da Libertação, Leonardo Boff, diz que Bento XVI, além de pensar que o Cristianismo é o único meio para a salvação, não é flexível. E salientou que os “cristãos têm o direito de serem contemporâneos em sua fé e não apenas reprodutores de um passado antigo”. A entrevista com Leonardo Boff foi realizada pela revista Fórum, em abril de 2007.

O que resta das fronteiras
Marc Augé

Confira nas Notícias Diárias do dia 10-05-2007
O antropólogo Marc Augé afirma que vivemos atualmente um período histórico no qual a necessidade de subdividir espaço, mundo ou seres humanos é menos evidente. Para ele, a história política do planeta parece pôr em discussão as fronteiras tradicionais no momento. E ressalta que a igualdade dos sexos, por exemplo, é uma das exigências do pensamento democrático. O artigo foi publicado no jornal La Repubblica, no dia 08-05-2007.

Dois anos para salvar o planeta
Cláudio Ângelo

Confira nas Notícias Diárias do dia 10-05-2007
Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, Cláudio Ângelo, editor de Ciência do jornal, disse que o mundo precisa, em dois anos, construir um acordo para evitar a emissão de gás carbônico no mundo, reduzindo as emissões em pelo menos 50%. O acordo substituirá o protocolo de Kyoto.

A visita política de um teólogo
Maria Cristina Fernandes

Confira nas Notícias Diárias do dia 11-05-2007
A editora de Política do jornal Valor, Maria Cristina Fernandes, diz que o Papa pôs seu pontificado a serviço de um catolicismo que pretende reverter a perversão dos tempos modernos. No entanto, segundo ela, essa é uma batalha perdida. O artigo foi publicado no jornal Valor no dia 11-05-2007.

Vítimas ou mártires
Reyes Mate

Confira nas Notícias Diárias do dia 11-05-2007
Para o professor de filosofia, Reyes Mate, do Instituto de Filosofia do CSIC (Conselho Superior de Pesquisas Científicas), os bispos espanhóis fazem uma distinção discutível entre vitimas e mártires, referindo-se à beatificação de 498 católicos assassinados durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Para ele, o grande problema é o uso da memória, a qual considera, ao contrário da Igreja, diferente ao se falar de vitimas e mártires. 

Biocombustível, o mito do combustível limpo
Washington Novaes

Confira nas Notícias Diárias do dia 11-05-2007
Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, Washington Novaes comenta a pesquisa Biocombustível, o mito do combustível limpo, do professor Arnaldo Alves Cardoso, do Instituto de Química de Araraquara (Unesp). De acordo com Novaes, algumas questões importantes não estão sendo debatidas pela imprensa e pelo governo, como a necessidade de um zoneamento para a expansão, as implicações das monoculturas e da cana de açúcar na área ambiental e na área da saúde.

'Nunca se valorizou o meio ambiente em nenhum governo e o governo Lula foi o pior de todos'
Mario Mantovani

Confira nas Notícias Diárias do dia 11-05-2007
O ambientalista Mário Mantovani, diretor do SOS Mata Atlântica, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, no dia 11-05-2007 diz que o meio ambiente nunca foi um entrave no Brasil e afirma que o governo brasileiro está usando a questão ambiental para justificar o andamento dos projetos de infra-estrutura. Segundo ele, as obras no país não saem por falta de capacidade do governo e não devido aos problemas ambientais.

A chegada do Papa: palavras simplificadas e afirmações editadas
Luiz Alberto Gómez de Souza

Confira nas Notícias Diárias do dia 11-05-2007
O sociólogo Luiz Alberto Gómez de Souza criticou a mídia brasileira. Segundo ele, “a mídia deitou e rolou”, editando e distorcendo as idéias do Papa. Souza ressalta que a população é induzida a crer que Bento XVI condena o aborto e a Teologia da Libertação.

 

Últimas edições

  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição