Edição 217 | 30 Abril 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram reproduzidos nas Notícias Diárias do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

A homossexualidade e o preconceito na Igreja e na sociedade 
Giannino Piana

Confira nas Notícias Diárias do dia 23-04-2007
Em entrevista à Agência Italiana Adista, o teólogo italiano Giannino Piana fala sobre os casais não unidos pelo matrimonio civil ou religioso.

Ser um lixo 
Federico Kukso
Confira nas Notícias Diárias do dia 23-04-2007
Em entrevista ao jornal Página/12, Federico Kukso diz que o principal canal de transmissão das culturas mortas é o “lixo” do DNA, do genoma humano. Para ele, é no lixo do DNA que se revelam as mais autênticas formas do ser, fonte para compreensão do passado do ser humano.

‘O conjunto da esquerda tem hoje pouco peso eleitoral’ 
Pierre Giacometti
Confira nas Notícias Diárias do dia 24-04-2007
“O conjunto da esquerda pesa uns 38%, isto é, ela se situa abaixo dos 40%, que é uma barreira que sempre superava a soma de todos os partidos de esquerda”, constata Pierre Giacometti em relação às eleições na França. A entrevista é do jornal El País, publicada no dia 24-04-2007.

Redução da Amazônia Legal. ‘Deve ser tentativa de ampliar áreas de soja’ 
Roberto Smeraldi
Confira nas Notícias Diárias do dia 25-04-2007
Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, Smeraldi adverte sobre a idéia da redução da Amazônia Legal. Pelo projeto, estados como Mato Grosso poderão reduzir à metade a área hoje considerada de preservação ambiental.

‘Está ocorrendo uma revolução silenciosa na zona rural’ 
Guilherme Cassal
Confira nas Notícias Diárias do dia 25-04-2007.
Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, Guilherme Cassel afirma que ao recorrer à violência, os sem-terra prestam um desserviço à reforma agrária, sua própria causa.

Contribuições ao debate sobre o etanol
Carlos Walter Porto Gonçalves
Confira nas Notícias Diárias do dia 25-04-2007.
Doutor em geografia e professor do PPG em Geografia da Universidade Federal Fluminense – UFF, Carlos Walter Porto Gonçalves diz que o debate sobre o aquecimento global está nos metendo numa armadilha maniqueísta. E ressalta que embora seja discutível o benéfico ambiental eficaz com a mudança de fonte de energia, devemos nos preocupar com as implicações políticas, as quais ele classifica como gravíssimas.

Há mais do que bagres em jogo
Cláudio Ângelo
Confira nas Notícias Diárias do dia 26-04-2007
Num artigo escrito no jornal Folha de S. Paulo, no dia 26-04-2007, o editor de Ciências, Cláudio Ângelo, discute a polêmica em torno do Rio Madeira. Para ele, essa discussão significa que o “processo de licenciamento ambiental do país não será afogado no turbilhão lamacento da pressão política”.

Se eu fosse candidato... Pautas de Edgar Morin para um mundo diferente
Edgar Morin
Confira nas Notícias Diárias do dia 26-04-2007
Edgar Morin, caso fosse presidente, diz que não prometeria a salvação, mas faria algumas reformas. Entre outras, ele diz que indicaria o caminho de uma política de civilização que ressuscitaria a solidariedade e retrocederia o egoísmo, reformando a sociedade. Também provocaria reformas nas administrações públicas e privadas. O artigo é do jornal Le Monde, datado do dia 24-04-2007. 

Diálogo com o Islã 
Michel Cuypers
Confira nas Notícias Diárias do dia 26-04-2007
Em entrevista publicada na revista Il Regno, no dia 15-02-2007, o Pe. Michel Cuypers falou sobre sua pesquisa que trata da redescoberta das técnicas de escritura que os escribas do mundo semítico antigo utilizavam para redigir os seus textos.

Para onde vai o Ibama? 
Washington Novaes
Confira nas Notícias Diárias do dia 27-04-2007
Em artigo publicado no jornal o Estado de S. Paulo, no dia 27-04-2007, o jornalista Washington Novaes afirma que só “o tempo e a prática vão dizer se a cisão no Ibama terá resultados anunciados ou se destinou a resolver os problemas políticos causados pelo processo de licenciamento das hidrelétricas do Rio Madeira”.

A 'vida', mas toda a vida
Enrique Dussel
Confira nas Notícias diárias do dia 27-04-2007
Em artigo publicado no jornal mexicano La Jornada, em 21-04-2007, Enrique Dussel, filósofo argentino radicado no México, afirma que “a vida humana é o fundamento absoluto material de pretensão de bondade de todo ato humano”.

Últimas edições

  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição