Edição 216 | 23 Abril 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias Diárias do sítio do IHU. Apresentamos um resumo dos destaques que podem ser conferidos, na íntegra, na data correspondente.  Entrevistas exclusivas feitas pela IHU On-line disponíveis nas Notícias Diárias do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu).

O Movimento Tradicionalista Gaúcho em discussão. 'A missa crioula é uma ode ao mundo estancieiro' Entrevista especial com Tau Golin
Luis Carlos Tau Golin

Confira nas Notícias Diárias do dia 16-04-2007
Luis Carlos Tau Golin fala sobre o Manifesto contra o Tradicionalismo, um texto que reúne reflexões sobre o sentido do MTG na sociedade riograndense, que está circulando pela internet há cerca de 3 semanas e que pode ser lido na íntegra em nosso site, www.unisinos.br/ihu.

Grafite. Diferentes linguagens e os espaços urbanos. Entrevista especial com Fabrício Silveira
Fabrício Lopes da Silveira
Confira nas Notícias Diárias do dia 17-04-2007
As interferências das linguagens vivas no espaço urbano de Porto Alegre é o tema de um trabalho de pesquisa do professor de comunicação social, Fabrício Silveira, sobre o qual falou ao nosso site.

Aquecimento global. 'A solução é amenizar as mudanças de clima e os seus impactos a níveis em que a população possa se adaptar'. Entrevista especial com José Marengo
José Marengo
Confira nas Notícias Diárias do dia 18-04-2007
Em entrevista especial ao IHU, José Marengo analisa as causas do aquecimento global e o relatório do IPCC.

Bento XVI e o Mundo Gay: um balanço. Artigo de Luís Corrêa Lima, padre jesuíta, professor na PUC-RJ
Luís Corrêa Lima
Confira nas Notícias Diárias do dia 17-04-2007
Luís Corrêa Lima analisa os dois anos de pontificado de Bento XVI e sua postura em relação aos direitos homossexuais.

A história política de Sereno Chaise. Entrevista especial com Luciano Klöckner
Luciano Klöckner
Confira nas Notícias Diárias do dia 19-04-2007
O professor e jornalista Luciano Klöckner fala sobre seu livro “Diário Político de Sereno Chaise”, no qual conta a história do ex-prefeito de Porto Alegre, Sereno Chaise e episódios como seu rompimento com Brizola e sua convivência com Perón, Chatô e Getúlio Vargas.

Cuidado e Cuidador nas lentes do cinema. Entrevista especial com José Augusto Leandro
José Augusto Leandro
Confira nas Notícias Diárias do dia 19-04-2007
O historiador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, José Augusto Leandro, afirma que o cinema, sobretudo o ficcional, trata o tema da saúde por tabela.

O negro na obra de Machado de Assis. Entrevista especial com Mailde Trípoli.
Mailde Trípoli
Confira nas Notícias Diárias do dia 20-04-2007
A pesquisadora Mailde Trípoli fala sobre seu livro Imagens, máscaras e mitos - o negro da obra de Machado de Assis. Campinas: Editora Unicamp, 2007 e esclarece a falsa crença de que o autor negou a própria raça.

Índios na luta contra os fazendeiros de Roraima: uma disputa pela terra.
Jaci Guilherme Vieira
Confira nas Notícias Diárias do dia 21-04-2007
O historiador Jaci Guilherme Vieira fala sobre seu livro Missionários, fazendeiros e índios em Roraima: a disputa pela terra. Recife:  Editora Universitária, 2007 e avalia a conviência dos índios com a Igreja e os fazendeiros do estado de Roraima.