Edição 213 | 26 Março 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram reproduzidos nas Notícias Diárias do sítio do IHU

Por que o Brasil não cresce
Ricardo Carneiro

Confira nas Notícias Diárias do dia 20-3-2007
Entrevista com o economista Ricardo Carneiro, professor do Instituto de Economia da Unicamp (IE), avaliando os motivos da estagnação econômica brasileira. Material originalmente publicado pelo Jornal da Unicamp, de 19 a 25-03-2007.

A praga
Rubem Alves

Confira nas Notícias Diárias do dia 20-3-2007
Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 20-03-2007, Rubem Alves comenta a Exortação Apostólica Sacramentum Veritatis de Bento XVI.

Dez teses contra Babel
Luiz Felipe Pondé

Confira nas Notícias Diárias do dia 20-3-2007
"A natureza humana não é passível de redução a abstrações e deve ser olhada com respeito e temor: somos agressivos, banalmente interesseiros, às vezes santos", constata Luiz Felipe Pondé, filósofo e teólogo.

Dom Ladislau, consagrado pelo povo como bispo da reforma agrária toma posse. O testemunho de Jelson Oliveira
Jelson Oliveira

Confira nas Notícias Diárias do dia 21-3-2007
Jelson Oliveira, do Conselho Estadual da CPT-PR, comenta a posse do primeiro bispo de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, D. Ladislau Biernaski.

'Este é um governo revolucionário que não tem medo'
Rafael Correa

Confira nas Notícias Diárias do dia 21-3-2007
Com dois meses de governo, Rafael Correa se define como "revolucionário". Em entrevista ao jornal Clarín, em 18-03-2007, afirma que será duro na negociação da dívida externa e acusa as elites do seu país, diz que não cederá aos deputados contrários à Assembléia Constituinte.

'O rio está numa UTI. Um anêmico não pode doar sangue'
D. Luiz Flávio Cappio

Confira nas Notícias Diárias do dia 22-3-2007
'O governo não nos ouve. Precisei fazer greve de fome para ser ouvido', escreve d. Luiz Flávio Cappio, bispo de Barra, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo.

Nova classe trabalhadora
Marcio Pochmann

Confira nas Notícias Diárias do dia 22-3-2007
"A nova classe trabalhadora urbana caracteriza-se por maior escolaridade, idade média avançada, ampliada presença feminina e baixa taxa de fecundidade", escreve Marcio Pochmann em artigo publicado no jornal Valor.

Da 'desgauchização' à 'desparanização' das economias locais
Cesar Sanson

Confira nas Notícias Diárias do dia 23-3-2007
César Sanson, pesquisador do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores - CEPAT e doutorando em Ciências Sociais na UFPR, comenta a crescente venda de empresas gaúchas e paranaenses.

O adeus do Superior Geral da Companhia de Jesus
Peter-Hans Kolvenbach

Confira nas Notícias Diárias do dia 24-3-2007
O superior-geral da Companhia de Jesus, Peter-Hans Kolvenbach, traça um balanço de sua trajetória de 24 anos à frente da Ordem. A entrevista foi publicada na revista mensal italiana Jesus, de março de 2007.

“Gabrielli já é o nosso Rockfeller, o Brasil já é sub-imperialista. Esse é o desafio do Estado brasileiro”
Francisco de Oliveira

Confira nas Notícias Diárias do dia 24-3-2007
O sociólogo Francisco de Oliveira, mais conhecido como Chico de Oliveira, em entrevista à revista Fórum, de março de 2007, fala sobre o novo momento da América Latina, o protagonismo dos povos indígenas e acusa o Brasil de se acovardar na política externa.