Edição 551 | 09 Mai 2022

O Mundo é um grande Olho que vemos e que nos vê

“Vou contar o que dizem os Añuu, o povo da água; nossos primos, os Wayuu, o povo das terras secas, e os Barí, o povo da selva, das montanhas; que somos os povos que há milhares de anos habitam a grande bacia do Karoorare, que os brancos chamam de Lago Maracaibo. Contarei como foi possível a vida humana neste lado do mundo, até chegarmos ao momento presente, em que todos nós - indígenas e não indígenas - estamos sendo empurrados para refazer o caminho do homem branco que não leva à vida”, propõe José Ángel Quintero Weir.

José Ángel Quintero Weir é Membro do povo Añuu do estado venezuelano de Zulia, cujas terras ancestrais fazem fronteira com o Lago Maracaibo. Professor na Universidade
Autônoma Indígena UAIN – Wainjirawa. É coordenador da Unidade de Estudos e Culturas Indígenas e professor titular da Escola de Letras do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade de Zulia.