Edição 549 | 10 Agosto 2021

Cadernos Teologia Pública | A Igreja e as uniões do mesmo sexo: O Responsum e suas implicações pastorais

O Responsum emitido pela Congregação para a Doutrina da Fé enfatiza novamente o amor incondicional de Deus por todas as pessoas, reitera o ensino da Igreja sobre a moralidade dos atos homossexuais e insiste que não abençoar as uniões do mesmo sexo não é uma forma de “discriminação injusta”. O Responsum, em nosso juízo, é uma declaração moralmente distorcida de que Deus “não abençoa nem pode abençoar o pecado”, calunia gays e lésbicas que seguem as suas consciências bem-formadas e promove discriminação e mesmo violência contra estas pessoas.

Michael G. Lawler é professor emérito em Teologia na Universidade de Creighton. Publicou em coautoria com Todd A. Salzman A Pessoa sexual. Por uma antropologia católica renovada (Editora Unisinos, 2012); Sexual Ethics: A Theological Introduction (Georgetown, 2012); The Church in the Modern World: Gaudium et spes Then and Now (Liturgical Press, 2014), entre outros.

Todd A. Salzman é professor de Teologia na Universidade de Creighton.