Edição 549 | 10 Agosto 2021

Cadernos IHU ideias | Pindó Poty é Guarani!

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).


 

Cadernos IHU ideias | Pindó Poty é Guarani! 

Caminhamos até aqui aprendendo com os indígenas a adiar o fim do mundo, diria Ailton Krenak. Isso, mesmo que os estudos mostrem genocídios e etnocídios sem precedentes desses povos, ou por causa disso mesmo. Dos milhões de habitantes do território que viria a tornar-se o Brasil e os países vizinhos, os indígenas foram diminuídos drasticamente em conflitos armados, mas principalmente por conta das epidemias, dos trabalhos forçados etc. Nesse texto, a trajetória ameríndia é recontada como uma forma de inspiração para relações entre humanos e outros seres do planeta.

Aloir Pacini é jesuíta, antropólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT em estágio pós-doutoral com pesquisa sobre o território transnacional dos Guaranis. Desde 2000 está próximo dos Chiquitanos, mas sua pesquisa aprofundou-se no doutorado pela UFRGS (2008-2012) quando mostrou por diversos meios que o Brasil negociou com a Bolívia e avançou suas fronteiras para dentro do território tradicional Chiquitano e que são falsas as acusações de que os Chiquitanos são estrangeiros.

Roberto Antonio Liebgott é missionário leigo do Conselho Indigenista Missionário – Cimi, atua há 30 anos com povos indígenas; conviveu com diferentes povos no Brasil - especialmente nas regiões Norte e Sul. É formado em Filosofia e Direito.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição