Edição 541 | 16 Setembro 2019

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Sistema público e universal de saúde – Aos 30 anos, o desafio de combater o desmonte do SUS

Edição 526 – Ano XVIII – 13-8-2018

 

No ano em que completa três décadas de implantação, o Sistema Único de Saúde - SUS já sente as consequências do principal golpe que sofreu em sua trajetória. Trata-se da promulgação da Emenda Constitucional nº 95 em dezembro de 2016. De autoria do governo de Michel Temer, ela limitou os gastos públicos por 20 anos, fixando em zero o crescimento real das despesas primárias. No momento, os efeitos mais notórios são a redução de atendimento, a falta de insumos básicos e a precariedade na manutenção de equipamentos, na distribuição de medicamentos e nos programas de promoção e prevenção da saúde.

SUS por um fio. De sistema público e universal de saúde a simples negócio

Edição 491 – Ano XVI – 22-8-2016

 

O Sistema Único de Saúde - SUS tem sido amplamente debatido e defendido nas páginas impressas e eletrônicas do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. A este tema foram dedicadas inúmeras entrevistas e artigos. A revista IHU On-Line volta ao tema, pois, se é verdade que o SUS sempre tem vivido em crises, nenhuma é de tal gravidade como a atual.

Sistema Único de Saúde. Uma conquista brasileira

Edição 376 – Ano XI – 17-10-2011

 

Para refletir sobre os rumos do SUS, a IHU On-Line convidou alguns pesquisadores e especialistas no tema, que contribuem com suas ideias sobre o que é o SUS, quais seus avanços e desafios. Para Gilson Carvalho, médico pediatra e de saúde pública, ainda não chegamos a implantar o SUS constitucional. “Estamos longe dele”, afirma. Já o professor da Universidade Federal da Bahia, Jairnilson Paim, destaca que “o maior desafio do Sistema Único de Saúde hoje, no Brasil, é político”.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição