Edição 540 | 02 Setembro 2019

Na sua 287ª edição, Cadernos IHU Ideias traz o artigo de Itamar Soares Veiga, intitulado A tecnologia na vida cotidiana e nas instituições: Heidegger, Agamben e Sloterdijk. No texto, o autor observa que “a vinculação do cotidiano com a tecnologia pode ser analisada em diferentes perspectivas”. Por isso, considera que “a consequência disto é que emerge uma complexidade a ser enfrentada pelos eixos de qualquer análise mais profunda”. Assim, nessa sua reflexão, orienta esse problema a partir de posições filosóficas de Heidegger, Agamben e Sloterdijk. “Em relação a Heidegger, o texto procura mostrar um campo de fenômenos que permita a crítica da tecnologia nos tempos atuais. Através de Agamben, a argumentação explora o conceito de utensílio e de dispositivo, atualizando a discussão sobre tecnologia. E, em Sloterdijk, encontram-se algumas propostas ou alternativas como a de criar uma antropotécnica. Deste modo, o estudo visa fornecer subsídios a uma reflexão sobre o cotidiano, sobre a tecnologia e sobre as instituições. Trata-se de alcançar alguns pontos que tecem a compreensão do mundo tecnológico atual”, introduz.

Itamar Soares Veiga possui doutorado e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e História da Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: Heidegger e a técnica, fenomenologia e hermenêutica, lógica e computação, ética e biopolítica.

Acesse a versão completa dessa edição dos Cadernos IHU Ideias.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU Ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.