Edição 540 | 02 Setembro 2019

Destaques On-Line

Confira algumas entrevistas publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU nas últimas semanas.

A racionalidade armada da Guardiões do Estado - GDE e a guerra das facções em Fortaleza

A expansão das facções do Sudeste, como o Primeiro Comando da Capital - PCC e o Comando Vermelho - CV, para os estados do Norte e Nordeste, gerou um fenômeno recorrente: o surgimento de novas facções locais e o acirramento dos conflitos, diz a antropóloga Jania Aquino, que estudou a guerra das facções no estado do Ceará entre 2013 e 2018.

Jania Aquino é doutora em Antropologia Social pela USP. Atualmente leciona no Departamento de Ciências Sociais da UFC.

Lei da Anistia, 40 anos depois, sofre riscos de retrocessos

José Carlos Moreira da Silva Filho resgata a história da Lei da Anistia e reflete sobre a sua atualidade depois do trabalho feito pela Comissão Nacional da Verdade. “Me coloco entre aqueles que veem na rememoração da anistia brasileira e na discussão dela não um tema do passado, mas um tema atual, adiado por muito tempo, e que está sofrendo riscos de retrocessos no cenário que vivemos”.

José Carlos Moreira da Silva Filho é doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR, professor na Faculdade de Direito da PUCRS e coordenador do Grupo de Estudos CNPq Direito à Verdade e à Memória e Justiça de Transição.
****

Da fabricação do medo ao voto de cabresto: estratégias das milícias no avanço sobre o Estado

“As milícias já assumiram uma força política no Estado. Eu não diria que a milícia vai controlar o Estado; ela já controla. A morte de Marielle [Franco] é um exemplo claro de como eles já controlam o Estado”, dispara Ana Paula Mendes de Miranda. É por isso que ela não se diz surpresa com o sucesso de determinados políticos dada a proximidade deles com os milicianos.

Ana Paula Mendes de Miranda é doutora em Antropologia Social pela USP. Atualmente, é professora associada do Departamento de Antropologia e da UFF.

****

Reforma da previdência: “A questão central é: queremos proteger nossos idosos, nossos pensionistas, os necessitados?”

A proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro “desorganiza o sistema previdenciário brasileiro tal como ele foi pensado a partir da Constituição de 88”, diz o economista Denis Maracci Gimenez.

Denis Maracci Gimenez é doutor em Desenvolvimento Econômico. Atualmente é diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - Cesit/Unicamp e professor do Instituto de Economia da Unicamp.

****

Os desafios de uma discussão interdisciplinar sobre ética e saúde no Brasil. O legado de Leo Pessini

Em memória a Leo Pessini, ex-superior geral da Ordem dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos - Camilianos e um dos principais expoentes na discussão sobre bioética no Brasil, a IHU On-Line publica uma entrevista com pesquisadores que analisam seu legado para a discussão interdisciplinar entre ética e saúde. Leo Pessini faleceu no dia 24-7-2019, em São Paulo.

Os entrevistados são Christian de Paul de Barchifontaine, Márcio Fabri dos Anjos, José Roque Junges, Volnei Garrafa, José Roberto Goldim e José Eduardo de Siqueira.