Edição 537 | 11 Junho 2019

Renda básica em tempos difíceis

O número 284 dos Cadernos IHU Ideias traz o artigo de Josué Pereira da Silva, intitulado “Renda básica em tempos difíceis”. No texto, o autor aborda os desafios para implementação da renda básica na contemporaneidade. Isso tudo a partir do tensionamento entre a lógica da economia (capitalista) e a lógica do social. A referida tensão, neste artigo, serve como pano de fundo para a compreensão do verdadeiro significado de renda básica no contexto de uma sociedade capitalista.

Josué Pereira da Silva é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo - USP, mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e doutor em Sociologia pela New School for Social Research, Nova Iorque, Estados Unidos. Atua como professor na Unicamp. Desde 2011 coordena, junto com Sílvio Camargo, o grupo de pesquisa Teoria Crítica e Sociologia.

A versão completa deste Cadernos IHU Ideias está disponível no site.

Estas e outras edições dos Cadernos IHU Ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

No Brasil das reformas, retrocessos no mundo do trabalho