Edição | 16 Outubro 2018

O pontificado de Francisco e o laicato na missão da Igreja hoje. Avanços e impasses da “parrésia eclesial”

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A edição 138 dos Cadernos Teologia Pública apresenta o texto O pontificado de Francisco e o laicato na missão da Igreja hoje. Avanços e impasses da “parrésia eclesial”, de Andrea Grillo. Para o autor, parece que “Francisco, exatamente enquanto Papa, teve o mérito histórico de introduzir formalmente – e eu diria plasticamente – um grande paradoxo: para contestar a categoria de ‘leigo’ é suficiente descobrir, reconhecer e admitir que o papa ‘não é primariamente um clérigo’. Ou melhor, apesar de ser ‘clérigo’ pela formação e cultura, talvez por causa de sua natureza ‘religiosa’ jesuítica, se comporta, fala, pensa como um ‘não clérigo’. É por isso que ele é reconhecido ‘por instinto’ pelos ‘não clérigos’ e é frequentemente mal compreendido – talvez também aqui por instinto ou autodefesa – pelos ‘seus’ clérigos”. Grillo entende que deve então “identificar em que sentido a ‘missão da Igreja’ envolve radicalmente todos os batizados e batizadas. Não porque constituam ‘o laicato’ – que continua sendo uma categoria sociológica com pretensões teológicas –, mas em virtude de seu batismo e de sua comunhão eucarística. No entanto, esta passagem, apesar de estar oficialmente escrita nos textos de Concílio Vaticano 2 (CV2), continua sendo um passo difícil e árduo, pois repousa sobre ‘estruturas’ ainda profundamente ‘leigas’ e ‘clericais’”.

 

Andrea Grillo é filósofo e teólogo italiano, leigo, especialista em liturgia e pastoral. Doutor em teologia pelo Instituto de Liturgia Pastoral, de Pádua, é professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, de Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Giustina, de Pádua. Também é membro da Associação Teológica Italiana e da Associação dos Professores de Liturgia da Itália.

Acesse a versão completa deste Cadernos Teologia Pública.

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Últimas edições

  • Edição 530

    Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

    Ver edição
  • Edição 529

    Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar

    Ver edição
  • Edição 528

    China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

    Ver edição