Edição 530 | 16 Outubro 2018

Linha do tempo

Veja alguma notícias reproduzidas na seção Notícias do Dia, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

Cuidado, somos perigosos!

“A minha história é a história de centenas de milhares de brasileiros. É possível que parte deles estejam contaminados pelo temor, afeto que reverbera o ódio de um projeto político covarde e autoritário. A todos estes, meu amor, minha tristeza e minha absoluta solidariedade, afinal não cabe julgar quem a dureza da vida embruteceu. Os tempos são difíceis. Mas a todos aqueles que nunca se preocuparam com a próxima refeição e que espalham mentiras e desinformação, ofereço-lhes minha existência indolente, insolente e desajustada.”.

Artigo de Ricardo Machado, jornalista e doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, publicado no sítio do IHU em 10-10-2018.

“Há um desejo de ver a ditadura como uma utopia”. Entrevista com Lilia Schwarcz

A antropóloga e escritora Lilia Schwarcz, uma das intelectuais mais queridas no Brasil, já escreveu vários livros sobre a história de seu país e, neles, não há tantas pasagens tão carregadas de tensão e significado como as eleições que se realizam neste domingo. O extremista de direita Jair Bolsonaro lidera as pesquisas com uma vantagem cada dia maior, enquanto os demais candidatos pagam pelos respectivos fracassos de seus projetos políticos nos últimos anos.

A entrevista é de Tom C. Avendaño, publicada por El País, reproduzida nas Notícias do Dia do IHU, em 8-10-2018.

"Está explodindo uma bomba-relógio que ninguém quis ver". Entrevista com Vladimir Safatle

Os posicionamentos de Jair Bolsonaro (PSL) sobre pautas identitárias, como os direitos das mulheres e LGBTs, dominaram o debate eleitoral no primeiro turno e atraíram o foco das atenções internacionais. Na leitura do filósofo Vladimir Safatle, professor da Universidade de São Paulo (USP), as declarações são utilizadas pelo candidato a partir de um cálculo estratégico para esvaziar a discussão política.

A entrevista é de João Soares, publicada por Deustsche Welle, reproduzida nas Notícias do Dia do IHU, em 8-10-2018.

Kim convida o papa, a Santa Sé não comenta. Mas a Coreia está no centro da diplomacia vaticana

O “ditador” Kim Jong-un quer se encontrar com o Papa Francisco e não vê a hora de recebê-lo “calorosamente”. Mais um movimento surpreendente do líder norte-coreano, neto daquele Kim Il-Sung que extirpou os católicos do país. O porta-voz vaticano, Greg Burke, declarou que a audiência ocorrerá no dia seguinte a uma missa solene que o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, celebrará em São Pedro pela paz na península coreana, da que também participará o católico Moon.

A reportagem é de Maria Antonietta Calabrò, publicada em L’HuffingtonPost.it, reproduzida nas Notícias do Dia do IHU, em 10-10-2018.

“Líderes responsáveis não têm o direito de se isentar diante da insanidade de Bolsonaro”

Fernando Limongi, doutor em ciência política, não esconde a angústia com o resultado do primeiro turno das eleições do último domingo. Para ele, a vitória de Jair Bolsonaro joga o país no escuro e aqueles que o apoiam estão minimizando riscos extremamente perigosos que o candidato do PSL trará caso vença o segundo turno. Limongi se mostrou chocado com a neutralidade assumida por grandes lideranças como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso neste segundo turno da eleição.

A reportagem é de à Carla Jiménez, publicada por El País, reproduzida nas Notícias do Dia do IHU, em 11-10-2018.

Frei Betto: “Vejo paralelo entre o momento atual e a eleição de Hitler na Alemanha”

Em entrevista à Pública, o frade dominicano e escritor afirma que Bolsonaro é resultado da omissão do judiciário que permitiu a “lei esdrúxula da anistia recíproca” e que o PT “não cuidou de promover a alfabetização política do povo”.

A entrevista foi publicada por Agência Pública em11-10-2018 e reproduzida pelo sítio do IHU em 13-10-2018.