Edição 526 | 13 Agosto 2018

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

SUS por um fio. De sistema público e universal de saúde a simples negócio

 

Edição 491 – Ano XVI – 22-8-2016

O Sistema Único de Saúde - SUS vinha sendo amplamente debatido e defendido nas páginas impressas e eletrônicas do Instituto Humanitas Unisinos - IHU ao logo de todo o ano de 2016. A este tema foram dedicadas inúmeras entrevistas e artigos, num período em que foram intensificados ataques ao SUS. Por isso, a revista IHU On-Line dessa semana voltou ao tema, pois, se é verdade que o SUS sempre tem vivido em crises, nenhuma é de tal gravidade como a que eclodiu em 2016.

SUS: 20 anos de curas e batalhas

 

Edição 260 – Ano VIII – 2-6-2008

Em 2008, comemoravam-se 20 anos de criação do SUS, e o assunto foi destaque nessa edição da IHU On-Line. Passadas duas décadas de funcionamento, muitos ainda não se davam conta da importância do SUS e do quanto seus serviços estavam inseridos no cotidiano da população, não apenas por meio dos tratamentos e consultas; todos somos beneficiados pelo SUS, por exemplo, pelo sistema de vacinação. No entanto, as críticas e os problemas ainda eram grandes. E foi para discutir a situação atual do SUS, a partir dos 20 anos de sua história, que a IHU On-Line conversou com alguns especialistas e profissionais da área da saúde.

Saúde Coletiva. Uma proposta integral e transdisciplinar de cuidado

 

Edição 233 – Ano VII – 27-8-2007

“‘Ter saúde’, de fato, não tem a ver com ‘não adoecer’, mas com as nossas condições de enfrentamento do próprio adoecimento, se e quando ele ocorrer”, afirma Victor Valla, na entrevista publicada nessa edição da IHU On-Line, que busca entender melhor a Saúde Coletiva como proposta integral e transdisciplinar de cuidado. Discutimos o tema precisamente no momento em que hospitais do país, especialmente no Nordeste, viviam semanas de caos. Não é por nada que a Profa. Dra. Stela Meneghel, do PPG de Saúde Coletiva da Unisinos, denunciou que, “desde o momento da formulação do SUS, as elites interessadas na manutenção de privilégios e do modelo assistencial privado de saúde iniciaram um boicote”.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição