Edição 210 | 05 Março 2007

Jesus Cristo “Superstar”

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

CICLO DE FILMES E DEBATES JESUS NO CINEMA

Reler a pessoa de Jesus com base no tipo “superstar”, fora dos padrões convencionais e mais próximo dos grupos alternativos da revolução jovem da década de 1970. Essas são algumas das características da produção de Norman Jewinson (o mesmo de Feitiço da Lua), Jesus Cristo Superstar. Rodado em 1973, o filme estreita a figura de Jesus com a juventude transgressora daquele tempo. Assim, é preciso entender o filme à luz dos movimentos que fizeram história nas décadas de 1960-1970.

Outro aspecto curioso é que a figura de Cristo é mostrada como a de um adolescente comum, que tinha defeitos morais, distante das representações clássicas que o cinema e a tradição fazem. Percebe-se, igualmente, uma influência marcada do movimento hippie no personagem, criando uma espécie de Woodstock bíblico. Todas as falas são cantadas pelos atores, e o filme recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora. Com seis indicações ao Globo de Ouro, Jesus Cristo Superstar ganhou o prêmio BAFTA de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias Melhor Figurino e Melhor Fotografia.
Esta é a segunda vez que a Programação de Páscoa do IHU apresenta Jesus Cristo Superstar. A primeira exibição aconteceu em 18-03-2006, conduzida pelo Prof. Dr. Castor Bartolomé Ruiz, da Unisinos. Sobre o tema, ele concedeu entrevista à edição 171, de 13-03-2006, disponível para download no site do IHU, www.unisinos.br/ihu.  Desta vez, o Prof. Dr. José Baldissera, da Unisinos, e o Prof. Dr. Aldir Crocoli, da ESTEF, debaterão o filme Jesus Cristo Superstar, marcada para 10-03-2007, a partir das 8h30min, na Livraria e Editora Pe. Réus (Rua Duque de Caxias, 805, Porto Alegre) dentro da programação do Ciclo de Filmes e Debates Jesus no Cinema.


Ficha Técnica

Título Original: Jesus Christ Superstar
Gênero: Musical
Tempo de Duração: 106 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1973
Estúdio: Universal Pictures
Distribuição: Universal Pictures
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Melvyn Bragg e Norman Jewison, baseado no musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice
Produção: Norman Jewison e Robert Stigwood
Música: Andrew Lloyd Webber
Fotografia: Douglas Slocombe
Desenho de Produção: Richard MacDonald
Direção de Arte: John Clark
Figurino: Yvonne Blake
Edição: Antony Gibbs

Sinopse

Os sete últimos dias de Jesus (Ted Neely) na Terra (terminando na crucificação, mas sem contar a ressurreição) sob a visão atormentada de Judas Iscariotes (Carl Anderson). É uma mistura de passado e presente, pois os soldados romanos usam metralhadoras e perseguem um Cristo hippie.

 

Últimas edições

  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição