Edição 519 | 09 Abril 2018

Linha do tempo

A desabalada carreira de Sérgio Moro em busca de seu troféu da Lava Jato

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretada pelo juiz federal Sérgio Moro na tarde desta quinta-feira, é um clímax da Lava Jato e espécie de principal troféu para o magistrado de Curitiba que se tornou um dos símbolos da operação.

Reportagem de Felipe Betim, publicada por El País em 6-4-2018.

Dados públicos da maioria dos 2,13 bi de usuários do Facebook já foram coletados por terceiros

Os dados compartilhados de forma pública, como nome, foto de perfil, telefone e e-mail, pela maioria dos 2,13 bilhões de usuários da rede social Facebook já foram coletados por terceiros, segundo revelou o próprio Facebook.

Reportagem de Claudia Tozetto, publicada por O Estado de S. Paulo em 5-4-2018.

Nem ruralista esperava megaperdão no Funrural

A derrubada de todos os vetos presidenciais à lei que criou o programa de parcelamento de dívidas de produtores com o Funrural pegou de surpresa até a bancada ruralista.

Reportagem de Idiana Tomazelli, publicada por O Estado de S. Paulo em 5-4-2018.

Febre amarela, uma ameaça à saúde pública e uma tragédia ambiental

"Certamente estamos diante de um novo fenômeno epidemiológico que precisa ser mais bem estudado e compreendido. Uma doença que até recentemente era tratada como coisa do passado, isolada nos rincões do Brasil, hoje invade as metrópoles do Sudeste.”

Artigo do biólogo Sérgio Lucena, publicado por EcoDebate em 2-4-2018.

Do general Villas Bôas à reserva, a ofensiva dos militares que querem voz na política

Os militares brasileiros estão de volta à arena política. Um movimento se iniciou entre aqueles que estão na reserva, os quais vêm ganhando voz junto a grupos de direita e lançando candidaturas, e teve o auge com dois tuítes do general Eduardo Villas Bôas, comandante-geral do Exército.

Reportagem de Felipe Betim, publicada por El País em 4-4-2018.

Alunos repetem de ano mais de uma vez na maioria dos municípios do país

Em mais de 70% das cidades brasileiras, no mínimo um em cada quatro alunos cursa o 1º ano do ensino médio com muito atraso.

Reportagem de Renata Cafardo, publicada por O Estado de S. Paulo em 1-4-2018.