Edição 517 | 18 Dezembro 2017

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Resistência Viva. A luta de Zumbi e Dandara continua

Edição 477 – Ano XV – 16-11-2015

 

Em novembro se evidencia mais intensamente a memória das lutas afro-brasileiras. Desde as primeiras mobilizações por liberdade nas batalhas travadas nos diversos quilombos espalhados pelo país, até os embates mais recentes, que têm ocorrido nos “outros” espaços que a população negra pouco a pouco vem conquistando e que historicamente não lhe são atribuídos. A revista IHU On-Line desta semana, alusiva ao Dia de Consciência Negra, debate este tema a partir do olhar de diversos pensadores envolvidos com esta causa.

Ubuntu. 'Eu sou porque nos somos'

Edição 353 – Ano X – 6-12-2010

 

Dos povos originários da África, surge uma concepção ética que desafia o estilo de vida da sociedade contemporânea: o ubuntu. Para os povos de língua bantu, esse termo significa “eu sou porque nós somos”. Essa “filosofia do Nós” pensa a comunidade, em seu sentido mais pleno, como todos os seres do universo. Todos nós somos família. Grande parte da luta contra a colonização na África e contra o apartheid, especialmente a partir das contribuições dadas pelo prêmio Nobel Desmond Tutu, arcebispo anglicano emérito da Cidade do Cabo, na África do Sul, encontrou sua força nessa filosofia.

Machado de Assis e Guimarães Rosa: intérpretes do Brasil

Edição 275 – Ano VIII – 20-9-2008

 

À época, dia 29 de setembro, era celebrado os 100 anos da morte de Machado de Assis e também era realizado o Seminário Nacional de Literatura e Cultura Brasileira: Machado e Rosa, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos- IHU, pelos Cursos de Letras e de Formação de Escritores e Agentes Literários e pelo PPG em Lingüística Aplicada da Unisinos. O evento celebra o centenário de morte de Machado de Assis e o de nascimento de Guimarães Rosa. Falar de Machado de Assis e Guimarães Rosa, como intérpretes do Brasil, foi o tema que propomos como fio condutor desta edição da IHU On-Line.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição