Edição 210 | 05 Março 2007

IHU Online

Sociedade de mulheres?

Depois de mais de dois meses de recesso, é com alegria e entusiasmo que a revista IHU On-Line retoma hoje a veiculação semanal de suas edições. A presente edição, inspirada pelo Dia Internacional da Mulher, discute a evolução do movimento feminista, evidenciando um novo tipo de ser mulher que aponta, ao mesmo tempo, para modelos alternativos de masculinidade.

Assim entrevistamos pesquisadoras e pesquisadores, como o sociólogo francês Alain Touraine, autor do livro Le Monde des Femmes. Touraine fala sobre a “sociedade de mulheres”, onde “o tema da sexualidade ocupa o lugar central, que era antes, na sociedade industrial, o trabalho”.  O desafio é “compreender por que as mulheres estão na origem da nova sociedade e da nova cultura que se forma sob nossos olhos”. Segundo Touraine, “foram as mulheres que inventaram uma sociedade situada além da separação dos homens e das mulheres”.

Contribuem também nesse debate André Musskopf, teólogo, professor no Instituto Ecumênico de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia, de São Leopoldo; Adriana de Souza, membro do Grupo de Pesquisa de Gênero e Religião Mandrágora/NETMAL, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Clair Ribeiro Ziebell, professora no curso de Serviço Social da Unisinos e ex-coordenadora da Assessoria a Movimentos de Mulheres da Universidade; Fernanda Lemos, professora na Faculdade de Teologia Avivamento Bíblico, de São Paulo; Georges Boris, professor do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza; Ivone Gebara, teóloga e escritora paulistana; Rose Marie Muraro, escritora; e Telma Gurgel da Silva, professora na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

No dia 8, Dia internacional da Mulher, o IHU Idéias celebra os 50 anos da morte de Frida Kahlo. A Profa. Dra. Edla Eggert lembra o evento na entrevista publicada neste número.

A edição desta semana traz também a síntese da conferência de Jon Sobrino, teólogo jesuíta, proferida no II Fórum Mundial de Teologia e Libertação, realizado em janeiro último, em Nairobi. Os filmes da semana são os dois de Clint Eastwood: Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima.

A IHU On-Line nesta edição inicia uma nova editoria: Perfil Popular. Como o nome já diz, a nova editoria trará o perfil de alguém que, mesmo não vivendo no mundo acadêmico, sempre tem o que ensinar. Contaremos a história de vida e a visão de mundo de pessoas que lutam pela sobrevivência e pela dignidade e que, apesar das dificuldades, têm sonhos e anseios de uma vida melhor.
A todas e todos uma boa semana e uma excelente leitura!