Edição 508 | 07 Agosto 2017

Publicações - Fugindo para a frente: limites da reinvenção da política no Brasil contemporâneo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A edição 261 do Cadernos IHU ideias apresenta o artigo Fugindo para a frente: limites da reinvenção da política no Brasil contemporâneo, de Henrique Costa. O autor discute a conjuntura atual e a imobilidade da esquerda, em estado de paralisia devido à escassez de uma imaginação política criativa. Costa traça dois pontos importantes que precisam ser pensados em termos sociais: o mundo do trabalho dentro da atual revolução tecnológica e os excluídos desse novo universo.

“A dinâmica do capitalismo contemporâneo impõe essas novas dicotomias no mundo do trabalho, especialmente entre aqueles que conseguem se colocar de maneira bem-sucedida nas novas ocupações criadas pela revolução tecnológica e suas empresas de ponta – tão celebradas pelos adeptos do chamado ‘capitalismo cognitivo’”, pontua. De outro lado, destaca: “Uma massa de trabalhadores precarizados pela reestruturação produtiva, alguns dos quais nem mesmo adentraram a terceira revolução industrial, ficando esquecidos pela morte lenta da obsolescência dos velhos empregos do século XX”.

Acesse a versão completa desse Cadernos IHU ideias.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Últimas edições

  • Edição 513

    Bioética e o contexto hermenêutico da Biopolítica

    Ver edição
  • Edição 512

    Revolução Pernambucana. Semeadura de um Brasil independente, republicano e tolerante

    Ver edição
  • Edição 511

    Francisco Suárez e a transição da escolástica para a modernidade

    Ver edição