Edição 503 | 24 Abril 2017

Reflexões sobre os espaços urbanos contemporâneos: Quais as nossas cidades?

O Cadernos IHU ideias número 253 publica o artigo Reflexões sobre os espaços urbanos contemporâneos: Quais as nossas cidades?, assinado por Vinícius Nicastro Honesko, professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

No texto, a partir dos problemas em torno da governabilidade, o autor “pretende desenvolver alguns aspectos relacionados à localização – de um ponto de vista teórico – do governo nos espaços urbanos contemporâneos”. Assim, recupera ideias de pensadores do governo e da cidade, como Michel Foucault, Jean-Luc Nancy, Giorgio Agamben, Massimo Cacciari, entre outros, para “demonstrar como as concepções de cidade e política passaram, com as mudanças na sistemática capitalista recente, por alterações fundamentais. Assim, propõe uma abordagem que visa a apresentar outras chaves de leitura aos possíveis modos de composição de uma forma de espaço de habitação – espaço de compartilhamento da vida – para os viventes humanos”.

Esta e outras edições do Cadernos IHU ideias podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação