Edição 501 | 27 Março 2017

Misericórdia, compaixão e amor: o rosto de Deus no Evangelho de Lucas

A edição 118 do Cadernos Teologia Pública apresenta um texto de Ildo Perondi, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e Fabrizio Zandonadi Catenassi, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, cujo objetivo é oferecer um estudo da misericórdia no Evangelho de Lucas que, em sua narrativa, revela a salvação em Jesus, passando por traços do rosto de Deus, desenhados na misericórdia, compaixão e amor.

O texto analisa o uso dos termos no campo semântico da misericórdia e compaixão pelo terceiro evangelista, para seguir com o estudo de passagens e temas específicos: os evangelhos da infância, o uso intencional da expressão “mover-se de compaixão”, as parábolas de misericórdia. Finalmente, mostram no Evangelho de Lucas a preferência de Jesus pelos pequenos, o papel privilegiado das mulheres e os grandes perdões que marcam o relato, especialmente o do malfeitor arrependido na cruz. Ao final, a misericórdia é identificada no terceiro Evangelho como programa de vida, que deve fundamentar a prática das comunidades cristãs.

Lucas, conforme os autores, ensina que a forma mais justa de enxergar a história é pela misericórdia. Quando o encontro com a misericórdia se transforma em proposta de vida, é possível escutar, assim como o crucificado, a promessa que dá à existência um novo horizonte: “hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43).

Esta e outras edições do Cadernos Teologia Pública podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.