Edição 499 | 19 Dezembro 2016

O número 249 do Cadernos IHU ideias traz o artigo de Iraneidson Santos Costa, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, intitulado Jesuítas em campo: a Companhia de Jesus e a questão agrária no tempo do CLACIAS (1966-1980).

No texto, o autor se propõe a analisar a atuação social da Companhia de Jesus, entre os anos de 1966 e 1980. Esse é o período de atuação do Conselho Latino-Americano do CIAS – CLACIAS. “Em virtude da amplitude espacial e da diversidade temática das dezessete instituições envolvidas, elegemos como objeto privilegiado da reflexão a questão agrária, um dos campos mais conflitivos deste apostolado, seja em termos de formulação teórica, seja em termos de suas práticas”, justifica Costa. Assim, nesse trabalho, o autor que se detém em “‘homens e meios’ mobilizados pela Sociedade de Jesus em seu trabalho na área rural, suas principais linhas de atuação e, considerando que estamos diante de uma conjuntura fortemente marcada por governos ditatoriais, a repressão sofrida por conta do compromisso com a justiça social”, completa. Pela sua análise ainda passa a discussão em torno do generalato de Pedro Arrupe (1965-1981), “o qual trouxe uma nova dinâmica para o apostolado social da Companhia de Jesus no mundo e, em especial, na América Latina”.

Acesse o artigo completo em versão PDF

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone 55 (51) 3590-8213.