Edição 497 | 14 Novembro 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Confira algumas edições da IHU On-Line já publicadas

Prisões brasileiras. O calabouço da modernidade

Edição 471 - Ano XV – 31-8-2015

A situação do sistema carcerário brasileiro é o tema de capa desse número da IHU On-Line. Sistema que mantém um crescente processo de deterioração no qual a promessa de atender o binômio punir-ressocializar tem cada vez menos horizontes para se concretizar. A presente edição pretende jogar uma luz sobre as degradantes condições de sobrevivência da população encarcerada, cada vez mais invisibilizada perante a sociedade e o poder público.

 

1964. Um golpe civil-militar. Impactos, (des)caminhos, processos

Edição 437 - Ano XIV- 17-3-2014

Por alusão aos 50 anos do Golpe de 64 e em decorrência do Ciclo de Estudos 50 anos do Golpe de 64: Impactos, (des)caminhos, processos, faz mais do que resgatar a história e seus impactos em nossas sociedades, a IHU On-Line dessa segunda quinzena de março aborda o tema. A edição busca realizar um manifesto à memória, à vida e ao direito de ser e viver em um país livre. Em sinal de respeito a todas as vítimas — os sobreviventes e os que tiveram menos sorte —, apresentamos esta edição.

Os desafios da justiça e as políticas para uma cultura da paz

Edição 160 - Ano V – 17-10-2005

Nesta semana, de 19 a 21 de outubro de 2005, professores e pesquisadores de diversas partes do mundo, inclusive da América Latina e do Brasil, estiveram reunidos na Unisinos, durante o IX Simpósio da Associação Ibero-Americana de Filosofia e Política, debatendo o tema Os desafios da justiça e as políticas para uma cultura da paz. De um lado, fez-se presente uma opinião pública mundial que apela, com vigor, por valores humanistas, como a justiça e a cultura da paz. Do outro, observou-se a existência de novos cenários de guerra, em que a insegurança e o fanatismo transformam os modos de convivência que herdamos do século passado. Para seguir nas reflexões sobre o assunto, a IHU On-Line trouxe o tema como destaque na edição de número 160.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição