Edição 494 | 03 Outubro 2016

Retrovisor

Confira algumas edições da IHU On-Line já publicadas
Uma nova classe média brasileira?

Judiciário. É possível democratizar um poder elitizado?

Edição 383 - Ano XI – 05-12-2011

O Judiciário é um poder elitizado e não democrático. Esse é o tema da IHU On-Line publicada no fim do ano de 2011. A formulação é do advogado José Carlos Moreira da Silva Filho, professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, em entrevista concedida à revista IHU On-Line.

Uma nova classe média brasileira?

Edição 270 - Ano VIII – 25-08-2008

Uma nova classe média está surgindo no Brasil. Foi esta uma das grandes manchetes dos jornais brasileiros, no início do segundo semestre de 2008, quando da publicação de pesquisas realizadas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV – e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. O sítio do IHU, atualizado diariamente, repercutiu o debate propiciado pela divulgação das duas pesquisas. E nessa edição da IHU On-Line o debate é aprofundado.

Prisões brasileiras. O calabouço da modernidade

Edição 471 - Ano XV - 31.08.2015

Essa edição da IHU On-Line debate a situação do sistema carcerário brasileiro, que mantém um crescente processo de deterioração no qual a promessa de atender o binômio punir-ressocializar tem cada vez menos horizontes para se concretizar. A presente edição pretende jogar uma luz sobre as degradantes condições de sobrevivência da população encarcerada, cada vez mais invisibilizada perante a sociedade e o poder público.