Edição 493 | 19 Setembro 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
A crise gaúcha. Algumas reflexões críticas

Pampa. Silencioso e desconhecido

Edição - 190 - Ano VI - 07.08.2006

“Não temos um conhecimento muito claro do potencial do pampa, pois o nosso olhar

de preservação ambiental é muito voltado para os ecossistemas florestais e pouco para

os ecossistemas campestres”, constata o geógrafo Roberto Verdum, professor da UFRGS,

nesta edição, cujo tema de capa, é sobre o maior bioma do Rio Grande do Sul. O pampa é “uma das áreas do planeta com maior diversidade de gramíneas (capins e afins)”, constata o biólogo Glayson Ariel Bencke, pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. A presente edição complementa a edição nº 183 cujo tema de capa foi Floresta de Araucária. Uma teia ecológica complexa. Os biomas pampa e floresta de araucária são, respectivamente, o primeiro e o segundo biomas mais importantes do Rio Grande do

Sul.

 

A crise gaúcha. Algumas reflexões críticas

Edição - 264 - Ano VI – 30.06.2008

A crise política que assola o estado do Rio Grande do Sul inspira o tema de capa desta edição da revista IHU On-Line. O número traz entrevistas com Mário Maestri, que equipara as práticas políticas gaúchas às do resto do Brasil, onde se “faz política para enriquecer, legal ou, mais e mais, ilegalmente”. Além dele, Tau Golin, Maria Izabel Noll, Raul Pont, Vitor Ramil, Márcia Lopes Duarte, Carlos Steil, e Édison Gastaldo discutem diferentes aspectos da cultura rio-grandense. 

 

A experiencia missioneira: território, cultura e identidade

Edição - 348 - Ano VI – 25.10.2010

A revista IHU On-Line, em sua edição 348, debateu a experiência missioneira nos 400 anos da fundação das primeiras reduções da Província da Companhia de Jesus do Paraguai. Sob o título A experiência missioneira: território, cultura e identidade a revista IHU On-Line reuniu uma série de pensadores para a discussão, entre eles, Guillermo Wilde, Adone Agnolin, Bartomeu Melià, Thais Luiza Colaço, Paula Montero, Giovani José da Silva, Karl-Heinz Arenz, Alessandro Zir, Ernesto Maeder, Ana Lúcia Goelzer Meira, José Alves de Souza Jr. e Fernando Torres Londoño.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição