Edição 493 | 19 Setembro 2016

Esquecer o neoliberalismo: aceleracionismo como terceiro espírito do capitalismo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Na sua 245ª edição, o Cadernos IHU Ideias traz o artigo de Moysés da Fontoura Pinto Neto, intitulado “Esquecer o neoliberalismo: aceleracionismo como terceiro espírito do capitalismo”.

O autor trabalha no texto “a hipótese de que a compreensão dos movimentos que apresenta o capitalismo contemporâneo passa pela superação da ideia de ‘neoliberalismo’ como deflação do Estado e amplificação do mercado”.  Para o autor, “busca-se, no lugar disso, apresentar as relações entre Estado e mercado como dialeticamente complementares na sua ‘modernização’ – observando recentes exemplos ‘neoliberais’ e ‘desenvolvimentistas’ – no sentido da implementação de um ethos aceleracionista baseado em um regime 24/7 de trabalho, produção e consumo que se alastrou a partir da ‘hiperconectividade’ e da ‘tempestade de estímulos’ 'na era das redes digitais.


Acesse o artigo completo, em formato PDF.

 

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Informações pelo telefone 55 (51) 3590-8213

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição