Edição 492 | 05 Setembro 2016

O vínculo conjugal na sociedade aberta. Repensamentos à luz de Dignitatis Humanae e Amoris Laetitia

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos Teologia Pública, na sua edição de número 111, traz o artigo de Andrea Grillo, intitulado “O vínculo conjugal na sociedade aberta. Repensamentos à luz de Dignitatis Humanae e Amoris Laetitia”. Filósofo e teólogo italiano, leigo, Grillo é especialista em liturgia e pastoral, doutor em teologia pelo Instituto de Liturgia Pastoral, de Pádua. Atualmente é professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, de Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Giustina, de Pádua. Também é membro da Associação Teológica Italiana e da Associação dos Professores de Liturgia da Itália.

No artigo, o autor propõe “um repensamento do vínculo conjugal – no horizonte aberto pela Dignitatis Humanae e agora ampliado e articulado pela Amoris Laetitia”.  Para ele, a exortação apostólica permite uma avaliação da história da teologia católica do matrimônio nos últimos 150 anos. “Uma análise dos trabalhos sinodais e da exortação apostólica pós-sinodal permite identificar uma série de importantes aquisições que dizem respeito não só à compreensão do matrimônio, da família e do amor, mas também à concepção do magistério, do direito canônico e da relação entre Igreja e mundo. Uma teoria da indissolubilidade como indisponibilidade permite pensar de modo diverso e mais equilibrado a relação entre autoridade e liberdade, entre graça, natureza e cultura”, antecipa Grillo.

 

O artigo completo, em formato PDF.

 

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Informações pelo telefone 55 (51) 3590-8213

Últimas edições

  • Edição 530

    Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

    Ver edição
  • Edição 529

    Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar

    Ver edição
  • Edição 528

    China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

    Ver edição