Edição 491 | 22 Agosto 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line
Saúde Coletiva. Uma proposta integral e transdisciplinar de cuidado

Sistema Único de Saúde. Uma conquista brasileira

Edição 376 - Ano XI - 17.10.2011

Criado na Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS há mais de 20 anos consegue atender praticamente 90% de todos aqueles que o procuram. Mesmo assim, ainda enfrenta muitos desafios, sendo que os principais são de ordem financeira, política e de gestão. Para refletir sobre os rumos do SUS, a IHU On-Line convidou alguns pesquisadores e especialistas no tema, que contribuem com suas ideias sobre o que é o SUS, quais seus avanços e desafios.

 

SUS: 20 anos de curas e batalhas

Edição 260 - Ano VIII - 02.06.2008

Em 2008, a IHU On-Line lembrava os 20 anos da implantação no Brasil do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo a todos os brasileiros e brasileiras, sem exceção, o acesso integral à saúde em todos os seus âmbitos, tendo como princípios básicos a universalidade, a integralidade, a equidade, a participação da comunidade, a descentralização político-administrativa e a hierarquização e regionalização. Passadas duas décadas de funcionamento, muitos ainda não se dão conta da importância do SUS e do quanto seus serviços estão inseridos no cotidiano da população, não apenas por meio dos tratamentos e consultas. Para discutir a situação atual do SUS à época, a IHU On-Line conversou com alguns especialistas e profissionais da área da saúde.

 

Saúde Coletiva. Uma proposta integral e transdisciplinar de cuidado

Edição 233 - Ano VII - 27.08.2007

“‘Ter saúde’, de fato, não tem a ver com ‘não adoecer’, mas com as nossas condições de enfrentamento do próprio adoecimento, se e quando ele ocorrer”, afirma Victor Valla, na entrevista publicada nesta edição da IHU On-Line. O número busca entender melhor a Saúde Coletiva como proposta integral e transdisciplinar de cuidado. O tema foi proposto precisamente no momento em que hospitais do País, especialmente no Nordeste, vivem semanas de caos. Cenas que se repetem até os dias de hoje.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição