Edição 490 | 08 Agosto 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas edições da IHU On-Line
A crise política brasileira. Elementos para a análise

A potência das ruas em debate

Edição 434 - Ano XIII – 09.12.2013

Nos meses de junho a outubro de 2013, o Brasil foi sacudido pela movimentação das ruas. As grandes manifestações de junho não cessaram nos meses seguintes. Os protestos foram tema de debate nas publicações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. A atualização diária da página eletrônica, com a publicação de análises e entrevistas nas Notícias do Dia, buscaram compreender este dado novo da realidade nacional. A edição número 434 da IHU On-Line retoma o assunto. Pesquisadores e professores discutem as mobilizações e a violência que têm acompanhado as mesmas. Contribuem para o debate Ricardo Antunes, Jorge Barcellos, Giuseppe Cocco, Bruno Lima Rocha, Bruno Cava e Hugo Albuquerque.

 

A crise política brasileira. Elementos para a análise 

Edição 146 - Ano V – 20.06.2005

Em seu número 146, a IHU On-Line aborda o tema da conjuntura política e econômica do Brasil, instigada pela tensão política daquele momento. A edição traz um texto de João Pedro Stédile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e da Coordenação dos Movimentos Sociais; e uma entrevista com Raul Pont, da direção nacional do PT. Os artigos de Plínio Arruda Sampaio, Ivan Valente e Emir Sader, mais a síntese das notícias diárias da página web do IHU, contribuem, igualmente, para a análise do tema. Também participam dos debates a economista Leda Maria Paulani, presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política, e os economistas Pedro Paulo Bastos, professor na Unicamp, e Reinaldo Gonçalves, professor na UFRJ.

 

O Estado de exceção e a vida nua: A lei política moderna

Edição 81 - Ano III - 27.12.2003

O tema de capa da revista IHU On-Line número 81 propõe uma reflexão acerca da obra Homo Sacer. O poder soberano e a vida nua (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002), de Giorgio Agamben. Esta obra do autor italiano traz um pensamento denso e instigador que contribui para a análise política das sociedades contemporâneas. Uma resenha de Homo Sacer, feita por Antonio Negri, traduções para a língua portuguesa de textos internacionais inéditos no Brasil e um artigo de Eduardo Galeano compõem a edição.■

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição