Edição 490 | 08 Agosto 2016

Linha do Tempo

Redação

A IHU On-Line apresenta seis notícias publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, entre os dias 01-08-2016 e 05-08-2016, relacionadas a assuntos que tiveram repercussão

Rio 2016: quem são os verdadeiros ganhadores e perdedores?

O período que antecede qualquer Olimpíada é marcado por ansiedade e controvérsia, mas o Rio de Janeiro possivelmente superou todas as outras cidades nesse quesito. Contra um pano de fundo de recessão econômica, o impeachment da presidente Dilma Rousseff, uma epidemia de zika, a criminalidade renovada e a poluição da água, as autoridades municipais não apenas têm de responder às acusações de corrupção, incompetência e prioridades desequilibradas, como também fazer um esforço para justificar se valeu a pena sediar os Jogos, para começar.

A reportagem é de Jonathan Watts e Bruce Douglas, publicada por The Guardian, e reproduzida por Carta Capital, em 05-08-2016.

Idiotas

“O desencanto com políticos talvez tenha começado, ou pelo menos se agravado, com a renúncia de Jânio Quadros. As frustrações de hoje são apenas as mais recentes de uma sucessão de blefes que foram liquidando com nossas forças cívicas. Assim como a falta de calorias vai nos imbecilizando, a privação política vai nos idiotizando”, escreve Luís Fernando Verissimo, escritor, em crônica publicada por Zero Hora, em 04-08-2016.

Francisco: em Auschwitz rezei pelo mundo doente de crueldade

No silêncio que quis manter durante a visita ao campo de concentração nazista de Auschwitz, o Papa rezou pelas vítimas daquela época e pensou na “crueldade de hoje, que se assemelha à de ontem, não tão concentrada como naquele lugar, mas presente em todas as partes do mundo”, um mundo “doente de crueldade, de dor, de guerra, de ódio e de tristeza”. A revelação foi feita pelo próprio Pontífice durante a Audiência Geral das quartas-feiras, que acaba de retomar após o intervalo de julho.

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi e publicada por Vatican Insider, em 03-08-2016.

Bem-formada, nova geração chega mal-educada nas empresas, diz filósofo

Segunda-feira, seis da manhã. O despertador toca e você não quer sair da cama. Está cansado? Ou não vê sentido no que faz? Na introdução de seu novo livro, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella coloca em poucas palavras o questionamento central da obra, "Por que fazemos o que fazemos?". Lançada em julho, ela trata da busca por um propósito no trabalho, uma das maiores aflições contemporâneas.

A entrevista é de Ingrid Fagundez, publicada por BBC Brasil, em 02-08-2016.

Cristãos e islamitas. Uma só prece

“Hoje estamos numa época muito vital para as religiões. O mundo tornou-se um laboratório que chama cada religião com os seus ritos e as suas liturgias a colocar-se ao serviço desta dimensão existencial da prece, bem mais importante do que a prece como expressão da fé doutrinal”, escreve Vito Mancuso, teólogo italiano e professor da Universidade de Pádua, em artigo publicado por La Repubblica, em 02-08-2016.

“No Brasil hoje há um desejo de morte, de aniquilação”. Entrevista com Letícia Sabatella

Quando discursou contra o impeachment de Dilma Rousseff em um ato organizado por artistas e intelectuais no fim de março, Letícia Sabatella (Belo Horizonte, 1971) expressou sua preocupação com os rumos da democracia brasileira. Fez o mesmo quando se encontrou com o Papa Francisco, que a recebeu no Vaticano e lhe prometeu “orar pelo povo brasileiro”. Mesmo em estado de alerta, a atriz não esperava ser hostilizada e viver na pele reações violentas como as que experimentou no último do mingo em Curitiba, onde cresceu.

A entrevista é de Camila Moraes, publicada por El País, em 02-08-2016.