Edição 207 | 04 Dezembro 2006

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas exclusivas feitas pela IHU On-line disponíveis nas Notícias Diárias do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias Diárias do sítio do IHU. Apresentamos um resumo dos destaques que podem ser conferidos, na íntegra, na data correspondente.

Entrevista com Antônio Carlos dos Santos
Título: "Não nos tornamos republicanos"
Entender a corrupção sob o legado do filósofo Montesquieu, discutir a possibilidade de uma filosofia autenticamente brasileira e também avaliar os rumos da democracia. Esses são alguns dos temas sobre os quais o filósofo Antônio Carlos dos Santos falou na entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 28-11-2006.

Entrevista com André Marenco
Título: A delicada situação financeira e política do governo Yeda Crusius

André Marenco é doutor em Ciências Políticas e coordenador do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entrevistado pela IHU On-Line, por telefone, o professor André Marenco falou de suas perspectivas em relação ao novo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, avaliou a disputa eleitoral e fez uma análise da nova bancada dos deputados na Assembléia Gaúcha. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 29-11-2006.

Entrevista com Alejandro Buenrostro
Título: “O povo está cansado”
Alejandro Buenrostro y Arellano, mexicano, que viveu e atuou por 10 anos nas comunidades de Chiapas na década de 1970, e atualmente dirige o Xojobil - Centro de Documentação e Informação, dedicado à informação sobre a luta social dos povos mexicanos - http://xojobil.sites.uol.com.br/ em entrevista à IHU on-Line, em parceria com o Cepat, comentou as lutas do movimento social mexicano. Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 30-11-2006.

Entrevista com Michelle-Irène Brudny
Título: Um pensamento e uma presença provocativos

Segundo a filósofa francesa Michelle-Irène Brudny, tanto o pensamento quanto a presença de Hannah Arendt são provocativos: “Hannah Arendt é por vezes deliberadamente provocante, visando obrigar os outros à reflexão, a partir de perspectivas inesperadas”. Confira a entrevista concedida a IHU On-Line nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 1-12-2006.

Entrevista com Alexandre Schossler
Título: O sujeito é um predicado do indivíduo e do grupo
“As diferenças individuais é o que garante o movimento do grupo e a sua permanente transformação”, teorizou o mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alexandre Schossler em entrevista, por e-mail, à IHU On-Line. Confira nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 1-12-2006.

Entrevista com Pierre Sanchis
Título: “O campo religioso será ainda hoje o campo das religiões?”
“O indivíduo sente-se mais autônomo no comando do seu universo religioso pessoal na medida em que as ofertas institucionais que o assediam são mais variadas.” O Brasil como um país de pluralismo religioso é o tema tratado por Pierre Sanchis, pesquisador do Instituto Superior dos Estudos da Religião – ISER - em entrevista a IHU On-Line. Confira nas Notícias Diárias da página do IHU no dia 1-12-2006.