Edição 490 | 08 Agosto 2016

Destaques On-Line

Entrevistas publicadas entre os dias 01-08-2016 e 05-08-2016 no sítio do IHU

A tradicional indústria da seca permite que o sertanejo morra de sede com água no joelho

Entrevista com João Abner Guimarães Júnior, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, professor nos cursos de Engenharia Sanitária e Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Publicada em 05-08-2016

“Qual a explicação para no Nordeste semiárido se disponibilizar água para irrigação durante um evento com criticidade secular? Ou se tem muita água – ao contrário do que se propaga, ou não se tem gestão, ou as duas coisas”, afirma o engenheiro hidráulico. A atual seca no Nordeste - NE Setentrional brasileiro “tem posto em xeque o sistema de gestão dos recursos hídricos”, e na parte interiorana do Rio Grande do Norte “se repete o quadro de colapso generalizado do abastecimento de água retratado no semiárido brasileiro, apesar de atualmente constatarem-se reservas substanciais de água para atender plenamente o abastecimento de água de toda população do Estado”, diz João Abner Guimarães à IHU On-Line.

Ocupações das escolas no RS: da criminalização à constituição de novos movimentos

Entrevista com José Carlos Sturza de Moraes, cientista social, mestre em Educação e conselheiro dos Conselhos Estadual - CEDICA e Nacional - CONANDA dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Publicada em 04-08-2016

“Em quase todas as cidades do Rio Grande do Sul, os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelares ou não tomaram conhecimento das lutas dos estudantes ou ficaram desconfiados delas, não se solidarizando”, critica José Carlos Sturza de Moraes, ao comentar os movimentos de ocupação das escolas no estado no primeiro semestre deste ano. Na avaliação dele, os Conselhos poderiam ter atuado como intermediários nas negociações com os estudantes, e poderiam ter se pronunciado “contra a violação de direitos manifestada por ameaças, agressões físicas e psicológicas contra estudantes”. Na entrevista Moraes faz uma análise do contexto em que essas manifestações surgiram no estado e frisa que “o governo Sartori resolveu tratar a ocupação como um caso de polícia”.

"Não é aceitável que se faça um ajuste fiscal focado apenas na previdência, sem qualquer medida que atinja o último andar da sociedade brasileira"

Entrevista com Sérgio Gobetti, mestre e doutor em Economia pela Universidade de Brasília – UnB. É Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e atualmente está cedido à Superintendência de Seguros Privados - SUSEP, do Ministério da Fazenda

Publicada em 03-08-2016

“No ano passado, a conta de juros da nossa dívida ultrapassou os 8% do PIB. Não é possível que o país conviva com uma conta dessa magnitude. Não há superávit primário que dê cobertura suficiente a um custo desses”, constata o economista. Uma análise sobre o gasto público brasileiro nos últimos 15 anos “mostra uma realidade bem diferente daquela imaginada pelo senso comum, que é o de um governo inchado, que gasta principalmente com o pagamento dos seus funcionários e tem muita gordura para cortar”, diz Sérgio Gobetti, autor da pesquisa “Uma Radiografia do Gasto Público Federal entre 2001 e 2015”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea.

O espectro da tragédia de Mariana. Depois de Belo Monte, Belo Sun é a nova ameaça à Volta Grande do Xingu

Entrevista com Carolina Reis, advogada e responsável pelo setor de monitoramento do impacto das obras de infraestrutura da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Programa Xingu, desenvolvido pelo Instituto Socioambiental - ISA.

Publicada em 02-08-2016

O Projeto Volta Grande, da empresa canadense Belo Sun, “pretende ser a maior mina de exploração de ouro no país”, com a extração de minérios no município de Senador José Porfírio, no estado do Pará, a cem quilômetros de distância do Rio Xingu, que já teve sua “vazão reduzida em 80% devido ao barramento e desvio da água destinada às operações da hidrelétrica de Belo Monte”, informa Carolina Reis à IHU On-Line. Segundo ela, a mina a ser explorada, caso o projeto seja aprovado, “encontra-se a apenas 9,5 km da Terra Indígena Paquiçamba e a 13,7 km da TI Arara da Volta Grande do Xingu”. De acordo com Carolina, a Belo Sun está realizando pesquisas no país desde 2008, mas ainda não há previsão para o início da instalação da mina, embora o Projeto Volta Grande já possua uma Licença Prévia emitida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará.

Movimento Brasil Livre – MBL e junho de 2013. Uma franquia americana que depois do impeachment está presente no movimento Escola Sem Partido

Entrevista com Marina Amaral, jornalista há 32 anos, integrou a equipe criadora da revista Caros Amigos, e é codiretora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo.

Publicada em 01-08-2016

“Quem acompanhou os protestos de junho em São Paulo percebeu claramente o momento em que a direita começou a se apropriar do movimento por cidadania, por mais democracia”, diz a jornalista.“Não acho que o MBL ocupou um espaço vazio. Acho que ele criou seu espaço de forma planejada e patrocinada por essa direita representada nas fundações americanas”, diz Marina Amaral à IHU On-Line, ao analisar rapidamente os desdobramentos das manifestações que iniciaram em 2013 contra o aumento da passagem e que culminaram, posteriormente, em uma série de manifestações difusas por todo o país. Na avaliação dela, que vem acompanhando jornalisticamente as manifestações que têm ocorrido no país desde 2013 até este ano, o protesto que ficou conhecido com a frase de ordem “não é por 20 centavos” “foi incorporado e ressignificado pela direita naquele momento”.