Edição 487 | 13 Junho 2016

O irrepresentável

Redação

Cadernos IHU ideias, em sua 240ª edição, publica o artigo, de Homero Santiago, Professor da Universidade de São Paulo - USP

Após uma apresentação introdutória dos conceitos de multidão e poder constituinte no âmbito da filosofia de Antonio Negri e tomando por base esse quadro conceitual, no artigo busca-se compreender o sentido profundo da invenção da representação política por Thomas Hobbes, a qual até hoje se encontra no coração de nossos sistemas políticos. Com isso, o objetivo é colher a presença de uma força de resistência que pode constituir o núcleo de uma política da democracia radical que se situe para lá da política representativa, a qual hoje é tantas vezes dita em crise. Essa força é chamada de irrepresentável.

Acesse o artigo completo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação