Edição 486 | 30 Mai 2016

'Profecia de um mundo novo'. A misericórdia e seu alcance social e político

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Márcia Junges

"O apelo à misericórdia tem o grande mérito de tomar à contracorrente certas tendências marcantes do mundo moderno e de nossas democracias", destaca o filósofo

“A misericórdia implica generosidade, grandeza da alma; o perdão, por sua vez, supõe não aprisionar o outro em seus erros, em suas faltas, logo, ser capaz de ver nele algo que não seja sua culpa. No entanto, não podemos confundi-los: a misericórdia tem um aspecto mais global, maior que o perdão, o qual sempre é dirigido a uma pessoa, a um irmão, a um inimigo ou a um adversário envolvidos numa determinada ofensa também”. A reflexão é do filósofo francês Paul Valadier, em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line.

Ele explica que “a misericórdia está ligada a certa gratuidade que dedica seu amor ou sua consideração de forma ilimitada, como vemos nos Evangelhos que evocam um Deus misericordioso que derrama a chuva sobre justos e injustos”. Valadier adverte que “o apelo à misericórdia é, portanto, lembrar a todos que não estamos sozinhos no mundo e que fechar-se em si mesmo é fatal para toda a vida comum, na família, entre amigos, no país em que vivemos ou no vasto mundo”.

Paul Valadier, jesuíta, é professor emérito de filosofia moral e política nas Faculdades Jesuítas de Paris (Centre Sèvres). É licenciado em Filosofia pela Sorbonne, mestre e doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Lyon. Foi redator da revista Études e é autor de uma vasta bibliografia. Escreveu, entre outros, Nietzsche et la critique du christianisme (Paris: Cerf, 1974); Essais sur la modernité, Nietzsche, l’athée de rigueur (Paris: DDB, 1989); La part des choses. Compromis et intransigeance (Paris: Lethielleux – Groupe DDB, 2010); e Elogio da consciência (São Leopoldo: Unisinos, 2001).


Confira a entrevista.


IHU On-Line - O que são o perdão e a misericórdia? Quais são suas diferenças fundamentais?

Paul Valadier - Muitas coisas aproximam o perdão e a misericórdia. É preciso ser misericordioso para poder perdoar, porque a misericórdia implica generosidade, grandeza da alma; o perdão, por sua vez, supõe não aprisionar o outro em seus erros, em suas faltas, logo, ser capaz de ver nele algo que não seja sua culpa.

No entanto, não podemos confundi-los: a misericórdia tem um aspecto mais global, maior que o perdão, o qual sempre é dirigido a uma pessoa, a um irmão, a um inimigo ou a um adversário envolvidos numa determinada ofensa também.

A misericórdia está ligada a certa gratuidade que dedica seu amor ou sua consideração de forma ilimitada, como vemos nos Evangelhos que evocam um Deus misericordioso que derrama a chuva sobre justos e injustos. Nesse sentido, a misericórdia é ilimitada, não pode restringir-se a um grupo, a um sexo, a uma pessoa, a uma pátria; tem, pois, algo universal.

O perdão, em compensação, supõe uma atitude pessoal de remissão de dívida em dada situação de ofensa ou de inimizade: na infidelidade a um cônjuge, na palavra não cumprida de um juramento ou contrato, na calúnia proferida contra alguém. O perdão é difícil, supõe todo um trabalho em si mesmo para que qualquer ressentimento seja expulso, tanto quanto possível, daquele que perdoa. Parece, assim, que o perdão é uma atitude muito mais problemática que a misericórdia.


IHU On-Line - Qual é o significado do Jubileu da Misericórdia para a Igreja hoje e para a sociedade que a acolhe?

Paul Valadier - O Papa Francisco  considerou oportuno lançar publicamente uma espécie de campanha pela misericórdia. Primeiro, porque certamente se trata de um tema muito evangélico; segundo, por considerar que a misericórdia leva a uma atitude de sair de nossos isolamentos e de nossos egoísmos, pessoais e coletivos. Ele chegou a falar, acerca disso, de uma "profecia de um mundo novo" (05 de julho de 2014), o que mostra a extensão de sua ambição. Trata-se exatamente de propor um vasto projeto global abarcando todas as relações humanas! Ora, nossas sociedades modernas nos compelem a valorizar nossos próprios interesses; a essência do liberalismo (capitalista) é justamente nos levar a privilegiar nossas expectativas, a contar somente consigo mesmo, a não prestar muita atenção se assim estamos lesando o bem do próximo ou da sociedade em geral.

O apelo à misericórdia é, portanto, lembrar a todos que não estamos sozinhos no mundo e que fechar-se em si mesmo é fatal para toda a vida comum, na família, entre amigos, no país em que vivemos ou no vasto mundo. É também lembrar a importância essencial da generosidade em um universo de egoísmo e avareza. A misericórdia insere-se, pois, em um contexto político que ela toma à contracorrente: ela contém algo de provocante e "revolucionário" em relação aos costumes ambientes, pressupõe uma renovação profunda dos vínculos entre nós! Coloca-se também como contraponto à piedade, à compaixão; a piedade é um belo sentimento, mas dá muitas vezes a ilusão de uma identificação com o próximo, com um sofrimento comum (com-paixão); ora, é impossível carregar o sofrimento ou a dor do próximo. Enquanto a misericórdia deve ser ativa e empreendedora, a piedade permanece no nível do sentimento, das lamentações pouco frutuosas concretamente, ela sofre com o próximo, mas seria capaz de mobilizar-se para fazer com que as coisas mudem? Ora, não se trata de gemer, nem de "indignar-se", mas de introduzir mudanças profundas em todas as nossas relações. Vasto e ambicioso programa!


IHU On-Line - Como é possível compreender o pecado frente a um mundo relativista?

Paul Valadier - Nesse contexto, pode-se compreender que o pecado está essencialmente ligado a tudo o que se opõe a praticar a misericórdia, ao que se recolhe em si mesmo, ao que leva a ignorar ou a desprezar o próximo, a desconsiderá-lo. Se a misericórdia requer tolerância e generosidade, o seu contrário significa o desprezo pelos outros, o outro sexo (machismo ou feminismo radical), as outras nações (nacionalismos), as outras religiões (fanatismos), os outros povos (racismos). Não se trata certamente de abençoar tudo, de não ver o mal em lugar nenhum sob pretexto de tolerância generosa, mas, sim, de tentar sair dos preconceitos que aprisionam o próximo em ideias preconcebidas, desconhecendo-o, portanto, em suas qualidades próprias. O pecado é sempre o desprezo pela alteridade, sejam os outros ou o Outro, que se expressa em qualquer rosto humano, até mesmo em qualquer criatura de Deus (preocupação com o meio ambiente, e não atitude predadora).

 

Sentido do pecado

Se nosso mundo é relativista, ele leva de fato a esquecer o valor intrínseco das coisas e dos humanos, conduz ao desprezo pela vida em geral, ao desperdício sob todas as suas formas. A misericórdia lembra que as coisas, e os humanos mais ainda, têm um preço, um valor, enquanto o pecado leva a ignorar determinado preço ou valor. Para o relativismo, nada conta verdadeiramente ou absolutamente.

O pecado, ao contrário, lembra-nos a qualidade das coisas, do mundo, das pessoas, justamente quando nos sentimos tentados a relativizá-las. O sentido do pecado implica também, portanto, um sentido religioso do Absoluto, do Absolutamente Outro, em suma, de Deus, naquilo que ele possui justamente de não relativo, um incondicional que deve dar ao crente o sentido do valor daquilo que é (de toda criatura). E, de fato, quando esse sentido religioso se apaga, é grande o risco de atribuir apenas um valor relativo a qualquer coisa, até mesmo de negar o valor do que é. Entramos então no mundo da troca ou da livre-troca generalizada.


IHU On-Line - As matrizes do mundo ocidental estão assentadas sobre compreensões que mencionam a “guerra de todos contra todos” (Hobbes ), a “luta pela sobrevivência” (Darwin ) e a “vontade de poder” (Nietzsche ). Para além das apreensões equivocadas de tais conceitos, quais são os tensionamentos que surgem para a construção de uma cultura da paz e, portanto, da misericórdia?

Paul Valadier - O apelo à misericórdia tem o grande mérito de tomar à contracorrente certas tendências marcantes do mundo moderno e de nossas democracias. Nesse sentido, a mensagem do Papa Francisco tem algo provocador, até mesmo revolucionário. Liberalismo e capitalismo valorizam a luta, e é claro que não existe vida humana sem combate, sem conflitos, logo, sem trabalho doloroso sobre si mesmo (cultivar-se, aprender uma profissão, simplesmente ter o domínio sobre si mesmo) e sobre a natureza (a cultura na ampla acepção do termo).

Porém, quando a luta se torna o valor último, quando não é mais equiparável a nenhuma outra, nossas sociedades vão aos poucos se transformando em arenas de combate, em lutas sem trégua para vencer e esmagar o outro a qualquer custo. Talvez não estejamos vivendo um choque das civilizações, mas vemos bem que existem tendências perigosas à promoção da violência em escala internacional, sob a forma de práticas terroristas ideologicamente e, às vezes, religiosamente justificadas.

Diante desses desvarios paroxísticos, é oportuno que o Papa lembre também que, sem misericórdia, a vida entre nós torna-se impossível ou infernal... A misericórdia não se opõe à luta quando esta é necessária, por exemplo, para combater as injustiças ou as corrupções econômicas e políticas, mas a luta nunca pode ser a última palavra nas relações sociais. Estas sempre devem, também e ao mesmo tempo, visar à paz, portanto, ao entendimento, e não há entendimento sem misericórdia. Assim, a mensagem do Papa é "intempestiva", mas muito bem-vinda no contexto mundial atual.


IHU On-Line – Quais são o diálogo e a influência possíveis entre a misericórdia e o perdão e a filosofia política na Modernidade?

Paul Valadier - A misericórdia se situa no terreno propriamente religioso, e até mesmo especificamente cristão, embora, como vimos, a ambição do Papa Francisco seja destacar o alcance social e político dela ("profecia de um mundo novo"). Esse conceito, de fato, não pertence a categorias políticas; em política, busca-se a justiça – ou dever-se-ia fazer isso –, uma justiça para todos; no melhor dos casos, fala-se de "reconhecimento" (tradição hegeliana retomada pelo filósofo alemão Axel Honneth ), que, passando pela justiça, chega à pessoa em sua singularidade (suas fragilidades, suas expectativas, suas qualidades próprias, suas aptidões).

A misericórdia tem um caráter universal bem maior que uma justiça, esta ligada a um direito e a um Estado ou mesmo a um conjunto de Estados; a misericórdia não tem fronteiras, ultrapassando, portanto, pelo menos em princípio, todos os limites humanos. É por essa razão que o Evangelho faz dela um atributo propriamente divino: afinal, só Deus é misericordioso, só ele perdoa sem limites (o que bem percebem as tradições judaicas), só ele não é condescendente, pois, diferentemente do Islã, o Deus bíblico não reserva sua misericórdia aos seus fiéis, mas se preocupa com todos os pecadores, e pode-se dizer até mesmo que a justiça divina tem uma preferência pelos pobres, pelos excluídos, pelo(a)s prostituído(a)s, pelos marginais!

Nesse chamado "profético", o Papa Francisco não confunde religião e política; indica apenas que o político e o social têm tudo a ganhar em se deixar informar pelo discurso religioso que dá fôlego e amplia os pontos de vista, que são sempre mais ou menos estreitos, do político. Resta encontrar os meios concretos da misericórdia, mas essa busca é da ordem das liberdades humanas, dos próprios cidadãos, portanto, da vida política específica de cada povo. Ao dar ênfase à misericórdia, o Papa mostra claramente que o cristianismo pertence às "religiões abertas", para retomar aqui a distinção de Bergson  entre sociedades/religiões abertas e sociedades/religiões fechadas. É pertinente que, assim, ele traga um sopro reanimador para todos. Longe de fechar, o Cristianismo abre para o Sopro da generosidade, que, em princípio, não tem limites nem fronteiras.

 

Leia mais...

* Investidas contra o Deus moral obsessivo. Entrevista com Paul Valadier, publicada na Revista IHU On-Line nº 127, de 13-12-2004.

* O futuro da autonomia, política e niilismo. Entrevista com Paul Valadier, publicada na Revista IHU On-Line nº 220, de 21-05-2007.

* A esquerda francesa está perdida”. Entrevista com Paul Valadier, publicada nas Notícias do Dia do IHU, de 27-05-2007. 

* Narrar Deus no horizonte do niilismo: a reviviscência do divino. Entrevista com Paul Valadier, publicada na Revista IHU On-Line nº 303, de 10-08-2009. 

* O desejo e a espontaneidade capciosa. Entrevista com Paul Valadier, publicada na Revista IHU On-Line nº 303, de 10-08-2009. 

* A intransigência e os limites do compromisso. Entrevista com Paul Valadier, publicada na Revista IHU On-Line nº 354, de 20-10-2010. 

* A filosofia precisa de mais audácia. Entrevista com Paul Valadier, publicada na Revista IHU On-Line nº 379, de 07-11-2011. 

* “A Igreja Católica só terá credibilidade se admitir em seu seio o pluralismo”. Entrevista com Paul Valadier, publicada na Revista IHU On-Line nº 403, de 24-09-2012.

 * O fecundo jogo de interrogações mútuas entre fé e razão. Entrevista com Paul Valadier, publicada na Revista IHU On-Line nº 405, de 22-10-2012.

* “Heteronomia e autonomia são indivisíveis”. Entrevista especial com Paul Valadier, publicada nas Notícias do Dia do IHU, de 05-03-2013. 

 

Leia mais sobre o tema “Misericórdia”

- A gratuidade da Misericórdia. 'A primeira forma de misericórdia que podemos exercer é a da compreensão'. Entrevista com Vito Mancuso, publicada na revista IHU On-Line, número 485, de 16-05-2016.

- Misericórdia, Amor, Bondade. A Misericórdia que Deus quer. Artigo de Ney Brasil Pereira, professor emérito de Teologia na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), publicado no Cadernos Teologia Pública, número 105.

- Misericórdia como princípio da diversidade reconciliada. O Jubileu e o grande ato de misericórdia que foi o Vaticano II. Entrevista especial com Andrea Grillo, publicada nas Notícias do Dia, de 03-04-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Misericórdia e amor. 'Amoris Laetitia' como ponto de partida e não somente de chegada. Entrevista especial com Cesar Kuzma, publicada nas Notícias do Dia, de 10-04-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Justiça e misericórdia. 'O imperativo categórico kantiano serviu como guilhotina intelectual para cortar o divino misericordioso'. Entrevista especial com Roberto Romano, publicada nas Notícias do Dia, de 22-05-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Confira ainda outros textos sobre “Misericórdia” reproduzidos pelas Notícias do Dia, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição