Edição 485 | 16 Mai 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line
Agroecologia e o futuro sustentável para o planeta. Um debate

Agroecologia e o futuro sustentável para o planeta. Um debate

Edição 377 - Ano XI - 24.10.2011

Essa edição da revista IHU On-Line de 2011 retoma o tema sustentabilidade do planeta. Desta vez debatendo a proposta da agroecologia. Participam do debate o professor pesquisador da Universidade de Brasília - UnB Fernando Ferreira Carneiro; o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária Daniel Tygel; o sociólogo Marcelo Calazans, coordenador do Programa Regional da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – Fase no Espírito Santo; a socióloga Letícia Rangel Tura, Diretora-executiva da organização não governamental Fase – Programa Regional da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional; a antropóloga Maria Emília Lisboa Pacheco, assessora do programa Direito à segurança alimentar, à agroecologia e à economia solidária, da Fase; a advogada da Terra de Direitos Larissa Ambrosano Packer; e a nutricionista Claudia Witt, mestranda em Saúde Coletiva na Unisinos.

 

Sumak Kawsay, Suma Qamana, Teko Pora. O Bem-Viver

Edição 340 - Ano X - 23.08.2010

Nos últimos anos, diversos países latino-americanos, como Equador e Bolívia, incorporaram, nas suas constituições, o conceito do bem-viver, que nas línguas dos povos originários soa como Sumak Kawsay (quíchua), Suma Qamaña (aimará), Teko Porã (guarani). Para alguns sociólogos e pesquisadores temos aí uma das grandes novidades no início do século XXI. Essa edição da IHU On-Line, em parceria com escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial no Brasil, busca compreender melhor a contribuição específica que trazem os povos originários para a crise civilizacional que vivemos.

 

O ECOmenismo de Laudato Si’. Da Crise Ecológica à Ecologia Integral

Edição 469 - Ano XV - 03.08.2015

Frente ao paradigma tecnocrático dominante, a Carta Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum, coloca em causa o lugar do ser humano na contemporaneidade. O texto se inscreve no contexto da realização da 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 21, realizada em Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015. Nessa edição, a IHU On-Line debate o documento pontifício no contexto das mudanças climáticas que desafiam o cuidado da casa comum.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição