Edição 484 | 02 Mai 2016

Brasil: A dialética da dissimulação

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos IHU ideias, em sua 239ª edição, publica o artigo de Fábio Konder Comparato, professor Emérito da Universidade de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, Comparato é doutor em Direito pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Ainda é Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, especialista em Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Direito Político.

No texto, Comparato se diz inspirado pelo professor Alfredo Bosi, que focalizou o caráter intrinsecamente contraditório do processo colonizador do Brasil. Ele destaca a “visão metodológica, para ressaltar neste artigo outra oposição entre aparência e realidade, formando uma unidade dialética: o caráter fundamentalmente dissimulado dos nossos grupos sociais dominantes, com fundas repercussões na vida social”. Fábio Comparato ainda destaca que “para ilustrar esse propósito e, concomitantemente, prestar homenagem a um dos melhores comentadores da literatura brasileira, recorro neste texto a citações de obras de alguns de nossos maiores literatos, notadamente Machado de Assis”.

 

O artigo completo em formato PDF.

 

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição